terça-feira, 19 de março de 2019

Solenidade de São José, Esposo da Virgem Maria


Neste dia 19 de março de 2019, com toda a Igreja, celebramos em nosso Seminário Maior Palotino a Solenidade de São José. Às 07h celebramos a Santa Missa, presidida pelo Pe. Rafael Moura SAC; ele seguirá para Novo Airão-AM, onde desempenhará o trabalho missionário junto do povo e das águas do rio Negro.

Sobre a vida de São José pouco se sabe. Ele está presente nas Sagradas Escrituras sendo citado por Mateus e Lucas em seus Evangelhos. Porém, como diz o título da Solenidade, São José se destaca por ser Esposo da Virgem Maria e também pai adotivo de Jesus.

A respeito da união de São José com Maria e de sua missão como pai adotivo de Jesus, temos um trecho encontrado no site da Editora Cléofas sobre São José:
 O matrimônio de José com Maria foi um verdadeiro matrimônio, embora virginal. Quando José percebeu que Maria ia ser mãe ficou sem saber o que fazer, que atitude tomar. Por um lado, sabia que ele não tivera parte naquela gravidez, por outro, era-lhe impossível duvidar da fidelidade da esposa. Resolveu deixá-la secretamente. Sendo um homem justo, diz o Evangelho (é um adjetivo relâmpago que ilumina toda a história), não quis levantar suspeitas, nem comentar nada com ninguém. É um fato inexplicável.
O dilema angustiante foi resolvido por um anjo. A atitude de José demonstrou que ele estava à altura de sua nobre e singular missão: recebeu em casa a sua esposa. Com ela, obedecendo ao imperador, foi ao recenseamento, onde o Verbo eterno apareceu neste mundo, acolhido pela homenagem de humildes pastores, dos sábios e ricos magos, mas ao mesmo tempo recebia as hostilidades do Rei Herodes que obrigou a Sagrada Família a fugir para o Egito. Voltaram à solidão de Nazaré até Jesus completar 12 anos, quando temos o episódio da perda de Menino Jesus e do seu encontro no Templo. Depois disso o Evangelho resume: Jesus obedecia a Maria e José, crescia em sabedoria, idade e graça. [...]



Oração

Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Noviço Rafael Rios

Nenhum comentário:

Postar um comentário