sexta-feira, 8 de março de 2019

Ecos de inicio de ano!!!

Queridos leitores, este inicio de ano foi de grande movimentação no nosso Seminário Maior e você que reza por nós e nos ajuda, faz parte dessa história. 


Nos dias 19 a 22 de janeiro celebrou-se o Tríduo e Solenidade de São Vicente Pallotti, Fundador da União do Apostolado Católico, na Região Mãe da Misericórdia.



Durante os dias do tríduo, presidido pelo reitor do Seminário Maior Palotino Pe. Daniel Rochetti, foram meditados alguns aspectos da vida e da pessoa de Pallotti.

Na solenidade do Fundador, 22, ocorreu às 10h a missa no Seminário Maior Palotino, que contou com as presenças dos padres Estevão LewandowskiSAC (Superior Regional), João Sopicki SAC, Tadeu Domanski SAC, Paulo KowalczykSAC (Diretor Espiritual do Seminário), e demais membros da comunidade. Em sua homilia, Pe. Estevão ressaltou que devemos recordar diariamente como está o nosso seguimento a Jesus Cristo, seguindo o exemplo de São Vicente. Disse que cotidianamente, como consagrados palotinos, devemos viver o nosso princípio e fundamento que é a Maior Glória de Deus, a nossa santificação pessoal e santificação pessoal do nosso próximo; exercer a Caridade Cristã; a Vida de Oração e Vida de Comunidade.


Nessa missa houve também a abertura oficial do ano formativo; a acolhida dos novos membros da comunidade, os noviços Fabrício Figueiredo, Júlio Henrique dos Santos e Rafael Rios, e o anúncio do período missionário do Ir. Elson Carvalho no México e do ano pastoral do Fr. Bruno Gonzales em Itaperuna.



                                                                              Nov. Rafael Rios

No dia 02 de fevereiro a Igreja celebra a Festa daApresentação do Senhor e também o dia da Vida Consagrada.
Em nossa Região Mãe da Misericórdia esse dia foi marcado por uma profunda e sincera alegria, pois ocorreu a primeira consagração do Nov. Hugo Magno de Carvalho Santos e a renovação das promessas do Irmão Élson Carvalho SAC e dos Fratres Bruno Bauer SAC, Marcelo Rodrigues SAC, Bruno Gonzalez SAC e Felipe Oliveira SAC. A consagração se deu na Missa Festiva da Apresentação do Senhor, iniciada às 10h com a bênção e procissão das velas, que saiu de frente do nosso Seminário Maior Palotino em direção ao Santuário da Divina Misericórdia.


A missa foi presidida por nosso Vice Superior Regional, Pe. Josiel Azevedo, e contou com a presença de outros sacerdotes de nossa Região, das Irmãs Palotinas (CSAC), dos consagrados de outras comunidades e demais membros da União do Apostolado Católico e do Povo de Deus. 






Exortou-nos o Pe. Josiel em sua homilia dizendo que:

“Na primeira leitura de hoje, tirada da Carta de São Paulo aos Hebreus, Deus nos diz: ‘Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição’. (Hb 2,14). Aqui podemos compreender um convite de Deus para vermos que Jesus quis se assemelhar a nós, e, que os membros da vida consagrada, ao emitirem sua consagração, se propõem a vivenciar ainda mais as coisas de Deus.” Pe. Josiel lembrou-nos também que “o hábito palotino é uma forma de demonstrar o compromisso feito a Deus, porém, não devemos esquecer que o consagrado,em primeiro lugar, é o que deve ter a consciência de que um dia ele esteve diante de Deus e assumiu o compromisso de ser luz para iluminar a vida de muitos.”. 

Após a celebração tivemos a oportunidade de estar com todos em uma deliciosa confraternização.



Oração
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, peçamos a Deus, neste momento de imensa alegria, pelas vidas de cada um destes jovens que, retirados do seio de suas famílias, estão sendo preparados para o anúncio do Evangelho. Que através da vivencia das seis promessas professadas na consagração, (Castidade, Pobreza, Obediência, Perseverança, Comunhão de Bens, Espírito de Serviço), como é o desejo do nosso Pai fundador São Vicente Pallotti, sejam eles fieis imitadores de Cristo e verdadeiros propagadores da fé cristã. Assim como o próprio Menino Jesus em sua Apresentação no Templo se mostrou claramente a Simeão, por meio do Espirito Santo, como a salvação e a luz do mundo, vivam eles também exalando sempre o aroma salvífico da presença e do amor de cristo por onde passarem, confiando sempre no Deus de Amor que não só promete, mas cumpre as suas promessas.
Pois, tendo Ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. (Hb 2,18)





Nov. Júlio Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário