Formação

Nosso Seminário 
Nos anos 90, demos início às nossas iniciativas vocacionais, mas faltava espaço para receber os seminaristas. A firma dos irmãos Araújo, que já tinha doado um terreno para a construção da Igreja, resolveu doar mais dois lotes para a construção do Seminário, no dia 09 de outubro de 1987. Agora o problema eram os recursos para a obra. Graças a Deus, o secretário das Missões da Polônia: Padre Stanislau Kuracinski garantiu o dinheiro necessário para a construção do Seminário. A decisão foi tomada no dia 03 de julho de 1987. A obra da construção foi entregue aos cuidados do padre Kajfasz. No dia 12 de maio de 1988, o padre Kajfasz, com o seu carisma para grandes obras, resolveu bem rápido a construção do prédio de quatro pavimentos, que é o nosso atual seminário. A obra começou no ano de 1988, e em maio de 1990, nele ainda inacabado aconteceu o encontro dos Superiores Palotinos da América Latina. No dia 01 de fevereiro de 1991, o seminário recebeu os primeiros seminaristas: Antônio Aguiar e Marcelo Néspoli Magalhães. O primeiro responsável pelos seminaristas foi o padre Adam Kowalik SAC, depois dele foram os padres: Jan Sopicki SAC, Jorge Chmielecki SAC, de novo padre Sopicki SAC, padre Marcos Karny SAC, padre Francisco Marques SAC, padre Daniel Rocchetti SAC, padre Gilmar Simplício SAC e novamente padre Daniel Rocchetti SAC. 

Em dezembro de 2001, a firma dos irmãos Araújo, ofereceu mais dois lotes, para a expansão do Seminário, que ainda está em construção, levando em conta a numerosa turma dos seminaristas da época. 

Nossa Formação


Atualmente em nossa formação são acompanhados 14 jovens ao todo. Neste ano de 2018 contamos com 4 postulantes, 4 noviços e 6 consagrados (temporários). 

"Tenha-se como regra suprema que não devemos ter a preocupação de formar um grande número. Pelo contrário, poucos e cheios de espírito. Já que um só que esteja cheio do espírito de Cristo fará muito, e um só que não tenha o espírito de Jesus Cristo será um grande dano, mesmo no meio de muitos bons” São Vicente Pallotti (OOCC III,327). 

POSTULADO 
Quando alguém faz o pedido de entrar na Congregação, o responsável do Postulado lhe fará tomar consciência de que a escolha principal não é o ministério ordenado e a vida consagrada, mas antes o seguimento de Jesus Cristo. Esta etapa da formação acontece atualmente na nossa casa de postulado (antigo Noviciado), o Cenáculo Palotino Mãe do Divino Amor, em Guapimirim - RJ. 

Explicar-se-ão claramente aos postulantes os quatro pontos seguintes: 
1-A obrigação de imitar em tudo a Jesus Cristo. 
2-A impossibilidade de ser disso dispensados.
3-A necessidade, para quantos queiram viver na congregação, de ser, o quanto possível, perfeitos imitadores de Cristo. 
4-Um verdadeira e generosa disposição do coração para imitá-lo, observando as regras e as disposições dos superiores e dos diretores espirituais. 

O postulado serve para provar melhor a vocação do candidato e sua capacidade de viver em comunidade. Este tempo é também propicio para que o postulante cresça na maturidade pessoal, afetiva, espiritual e intelectual. Atualmente em nossa Região, este período tem duração de um ano, e o Diretor de postulado é o Pe. Denis Alves Campos SAC 

NOVICIADO OU PERÍODO INTRODUTÓRIO 

Noviciado ou Período Introdutório é o período da formação de um religioso ou de uma religiosa que precede a emissão de seus votos. O termo designa também o prédio e a comunidade onde se realiza este período. 

Na Igreja Católica, o Direito Canônico define que “O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade.” (Cân. 646).

Segundo a norma canônica o noviciado deve ter um tempo mínimo de duração de um ano e máximo de dois anos. O superior do noviciado chama-se “Mestre de noviços” ou Diretor do Período Introdutório e tem a responsabilidade da formação destes. 

Em nossa Sociedade, o período introdutório, ou noviciado, esta sendo realizado na casa “Rainha da Paz” de Cornélio Procópio (PR), (onde se realiza o Período Introdutório Sul-Americano) e tem como objetivo preparar os candidatos para seu ingresso na Sociedade do Apostolado Católico, através de sua primeira consagração e dar a eles formação espiritual fundamental. Além disso, é preciso verificar se os candidatos tem propensão para dedicar-se aos trabalhos da Sociedade. Atualmente o mestre de noviços é o Padre Elmar Neri Rubira SAC da Província São Paulo Apóstolo. 

FORMAÇÃO: A DIMENSÃO INTELECTUAL

“A fé e a razão (fides et ratio) constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio” (Carta Encíclica Fides et Ratio, do Beato João Paulo II) . 

Atualmente a formação tanto filosófica, de 3 anos, quanto teológica, de 4 anos, de nosso seminário é realizada na Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. E o atual reitor do Seminário Maior Palotino (RJ) é o Pe. Daniel Luz Rocchetti SAC.

Formação Filosófica
É preciso proporcionar, de forma adequada, uma formação filosófica de base, que permita adquirir um conhecimento de Deus e uma visão cristã do mundo, do homem e da cultura, em estreita conexão com as questões discutidas em nosso tempo, de modo especial, com as que têm relação com o carisma palotino. O estudo da Filosofia deve também despertar nos estudante o desejo de buscar a verdade, de guardá-la e de afirmá-la, tendo em conta os limites do saber humano. 

Formação Teológica 
No programa de estudos deverá pôr-se em primeiro lugar a teologia bíblica, dogmática, moral, pastoral e espiritual, com especial aprofundamento doutrinal da vida consagrada, em sintonia com o carisma da sociedade. Para isso, se acentuará a eclesiologia e a espiritualidade de comunhão, a teologia ecumênica, e o dialogo inter-religioso, a teologia do apostolado e a missiologia. Seguindo a intuição do fundador e o ensinamento da Igreja, é preciso lembrar-se também que a “formação intelectual teológica e a vida espiritual, em especial a vida de oração, se encontram e se reforçam reciprocamente, sem em nada subtrair nem à seriedade da pesquisa, nem ao sabor espiritual da oração”