sábado, 16 de março de 2019

OITAVA MEDITAÇÃO DA QUARESMA: O SILÊNCIO

O SILÊNCIO QUE RESTAURA

Toda caminhada espiritual deve ser precedida por boa preparação. O atleta nunca começa a competir, sem antes um bom treinamento para que seus músculos fiquem fortes e resistentes. Da mesma forma, deve acontecer com aqueles que querem iniciar uma caminhada espiritual nova.
Para que possamos atingir nosso objetivo precisamos dar alguns passos. Nenhuma pessoa se torna santa ou mística da noite para o dia, mas é fruto de uma longa jornada de descoberta do amor misericordioso de Deus.
O caminho do silêncio permite que tomemos posse de nós mesmos. O silêncio coloca tudo no devido lugar, a fim de que a alma descubra aquela realidade mais intima de si mesma, porém para que isso aconteça é preciso um grande esforço da nossa parte em calar o mundo barulhento para ouvir a voz de Deus.


Perdemos muito tempo com palavras que não edificam nossa vida, precisamos nesta quaresma descobrir a riqueza do silêncio em nossa história, como dizia São Vicente Pallotti: " Quem não ama o silêncio e a oração, não quer a íntima união com Deus". Faça nestes dias a experiência da oração do silêncio, aquela em que ao invés da boca, usaremos o coração, para escutar a voz do Senhor que nos faz um apelo pessoal, e assim poderemos descansar nos braços do Senhor e ser restaurados pela sua palavra.
Rezemos para que a virgem Maria nos conceda um coração aberto ao silêncio:

 Nossa Senhora a Virgem do Silêncio, venho pedir sua intercessão para que eu possa a teu exemplo saber ser uma pessoa de oração, de silêncio, de humildade, de fé e principalmente completamente confiante em Deus. Com alegria podemos ler nos Evangelhos o relato de suas virtudes, entre elas que “guardavas tudo meditando no coração”. Ensina-me Senhora, com tua intercessão, a ser semelhante a ti no amor a Deus e no “silêncio” de oração aqui na terra.
Quantas vezes Senhora certamente calastes diante das dificuldades e não pecastes na murmuração. Quantas vezes neste silêncio do coração, sua voz interior falava com Deus. Como fostes, e ainda és e serás sempre exemplo de vida para seus filhos.
Senhor Jesus, ensina-nos a não responder sem amor a nenhuma criatura, assim como sua Mãe jamais o fez aqui nesta terra. Retira de nós o pecado da fofoca, da intriga, e todos os outros pecados que começam na mente e exalam sua maldade pela língua. Interceda por nós Mãe, junto a Jesus, que nos purifique de todo mal. Virgem do Silêncio, consagro hoje meus sentidos a tua Imaculada Conceição e peço que interceda diariamente a Teu Filho para que eu possa alcançar a graça de testemunhá-Lo sempre, sem nunca ofender ao Céu. Amém.  


Livro: Itinerário Espiritual Palotino

Nenhum comentário:

Postar um comentário