sábado, 30 de março de 2019

20ª MEDITAÇÃO DA QUARESMA: CAÍ, E AGORA?

As tentações são sempre muito úteis, embora duras e penosas. Elas são motivo para humilhar-se, purificar-se e instruir-se. 
Todos os santos passaram por muitas provações e tentações, delas tirando proveito. ( Tomás Kempis)
Por que caímos?
Ao cair, a primeira coisa que devemos nos perguntar é o que nos levou a isso. Podemos culpar o cansaço, o sentimento de solidão, a raiva, a preguiça, medo, as tentações, mas na maioria das vezes a resposta é: o orgulho.
Para alguns padres do deserto, o orgulho é a raiz de todo mal, de todo pecado. Satanás orgulhou-se  e achou que podia ser igual a Deus, que podia ser maior do que ele, e por isso rebelou-se, trazendo para o mundo o mal e o pecado.
Quando achamos que já estamos prontos e queremos caminhar sozinhos, acabamos tropeçando e caindo. Foi essa autossuficiência que levou o filho mais novo a pedir ao seu pai a sua parte na herança. Esse também, muitas vezes, é o nosso pensamento. Achamos que não precisamos mais de ajuda e direcionamento do nosso Pai e queremos trilhar o nosso próprio caminho.
Precisamos vencer o orgulho que muitas vezes tomou conta de nós, quando caímos, precisamos sempre olhar para o alto, ver uma face de Deus misericordiosa, que acredita em nós, que nos chama a começar de novo. 

E nos perguntamos: CAÍ E AGORA?
Deus responde para nós: Veja que você sem a minha graça é fraco, mas agora comece de novo, tenha corarem, eu estou com você.


Meu irmão saiba que a melhor coisa na vida e ser dependente de Deus.
Rezemos com essa Música: 
Eu pensei que podia viver, por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver
Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai
Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dele a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu senhor
Que me cura por amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário