A heráldica da nossa Sociedade, aprovada pelo V Capítulo geral em 1925 (Analecta II, pg. 95), adotada também pelas irmãs, expressa o sentido do apostolado católico que tem a missão de“reavivar a fé e reacender a caridade entre os católicos e propagá-las por tudo o mundo”.
No campo superior do brasão, a cruz representa a fé dos cristãos e tem como fundo a cor azul-celeste, qual dia luminoso da presença do Cristo. Essa cor refere-se também à Nossa Senhora. O apóstolo é enviado para reavivar a fé dos cristãos.
Na parte inferior, o cometa dourado, estrela da Epifania que guiou os sábios do oriente à presença do Senhor para adorá-lo, representa a chamada aos povos pagãos (missio ad gentes) e tem o fundo preto que faz pensar aqueles que ainda não foram iluminados pela fé. (O dourado da estrela é cor da sabedoria: os sábios chegaram a Cristo pela sabedoria humana). O apóstolo, como “estrela da Epifania”, é testemunho da fé em Cristo e foi enviado a propagá-la pelo mundo.
Os dois campos aparecem separados por uma franja na qual pode-se ler a expressão de São Paulo: “Caritas Christi urget nos”. A caridade reacendida permanentemente no seu coração impele o apóstolo a levar o amor e a misericórdia infinita de Deus a todo o mundo, para cumprir a sua missão evangelizadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário