sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Pallotti e as obras de Misericórdia

“Vinde, benditos de meu Pai, recebei por herança o Reino preparado para vós desde a fundação do mundo.” (Mt 25, 34)

 O jovem Vicente 
A quaresma é o tempo litúrgico em que destacamos para uma maior reflexão sobre a vida de Jesus no deserto. Jejum, oração e esmola é o tripé que sustenta a espiritualidade quaresmal. Contudo, vale ressaltar também a importância das obras de misericórdia espirituais e corporais neste tempo.

Observando a vida de nosso Santo Fundador, São Vicente Pallotti, encontramos atitudes que nos inspiram para viver melhor este período. Pallotti desde muito jovem tinha uma inclinação às obras de misericórdia. Quando criança acompanhava seus pais a visitas ao Santíssimo Sacramento e enfermos. Seu ardor caritativo não findou por ai. Já sacerdote, foi um dos poucos que auxiliou espiritualmente os doentes no período de cólera que invadiu a cidade de Roma em 1837.

Pallotti durante a epidemia Colera
E não só resumindo esta espiritualidade a si próprio, não obstante, deixou como herança a mesma para todos os membros da União do Apostolado Católico. Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espiritual, como também perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporal consistem sobretudo em dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, dar moradia aos desabrigados, vestir os maltrapilhos, visitar os doentes e prisioneiros, sepultar os mortos. Sem esquecer a esmola dada aos pobres, cujo é um dos maiores testemunhos de caridade fraterna.

Portanto, observando assiduamente esses conselhos que Nosso Santo fundado nos apresenta, alcançamos mais perfeitamente à semelhança de Nosso Senhor Jesus Cristo para irmos ao Reino que Ele nos preparou. Estejamos atentos às necessidades do tempo e do próximo. Não percamos a oportunidade de praticar tais obras. Que fique gravado em nossos corações: “Aonde não podes chegar com tuas obras, chegarás com humildade e confiança em Deus”.

Noviço Marco Antonio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário