2014-11-28 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa recebeu, na manhã desta quinta-feira, cerca de 80 participantes da Plenária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, em andamento no Vaticano. Francisco fez um agradecimento ao Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito do dicastério, por promover o encontro cujo tema é “Vinho novo em odres novos”, extraído do Evangelho de São Marcos.
O Pontífice recordou que “não devemos ter medo de reformar hábitos e estruturas que já não respondem ao que Deus nos pede hoje para o seu Reino: estruturas que nos dão falsa proteção e que condicionam o dinamismo da caridade; costumes que nos afastam do rebanho ao qual somos enviados e nos impedem de ouvir o grito daqueles que aguardam a Boa Nova de Jesus Cristo”.
Na sequência, Francisco falou dos desafios que a vida consagrada enfrenta hoje: a resistência de alguns setores às mudanças, a pouca força de atração, a fragilidade de alguns percursos de formação, o interesse por cargos institucionais e ministeriais em detrimento da vida espiritual, a difícil integração das diversidades de cultura e de geração e o problemático equilíbrio do exercício da autoridade e do uso dos bens. O Papa sugeriu aos consagrados que escutem os sinais do Espírito, que abre novos horizontes, sempre a partir do Evangelho e inspirados na audácia criativa de seus fundadores e fundadoras.
Por fim, como forma de encorajamento, convidou todos a prosseguirem no caminho da renovação iniciado há 50 anos, com o Concílio, avaliando as novidades à luz da Palavra de Deus e à escuta das necessidades da Igreja e do mundo.
A Plenária se realiza no âmbito da abertura do Ano da Vida Consagrada, programada para 30 de novembro e vai até sábado. (CM)
Fonte: www.news.va (acesso em 28 de novembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário