sábado, 4 de agosto de 2018

Homangem a um padre amigo

O ser humano, de modo geral, quer deixar a sua marca por onde passa. De forma consciente ou não, acabamos por deixar na vida das pessoas algo que pode transformá-las profundamente. Tais marcas são provenientes de gestos e/ou atitudes registrados na vida e memória das pessoas que estão próximas a nós e que mesmo longe vão sempre lembrar daqueles que cruzaram os caminhos de nossas vidas.

Assim foi a convivência com o Padre Gilmar Simplicio SAC, que no dia 23 de maio deste ano celebrou a Santa Missa como forma de até logo, antes de ir para sua nova Missão em Portugal. Na homilia ele falou de dois pontos fundamentais, o primeiro foi a questão do descanso que é um “dom precioso” como canta a liturgia das horas, no hino da I Vésperas na segunda semana do Saltério. De modo que não devemos só ficar no fazer, mas também devemos ter tempo para o lazer e descanso. Visto que se não descansamos, não conseguimos dar o nosso melhor nos nossos afazeres, corremos o risco de estarmos sempre estressados. Com isso acabamos descontando nos outros toda a nossa impaciência e cansaço. 

O segundo ponto que nos apresentou foi o nosso dever de querer sempre nos imaginar no cenáculo, como São Vicente Pallotti nos ensinou. Deste modo podemos buscar forças para a nossa caminhada, reservando tempo suficiente para a nossa vida espiritual. Do contrário não adianta fazer “tantas e tantas coisas”, pois se não tenho tempo para estar com Deus, os meus muitos afazeres podem atrapalhar a minha vida espiritual. Portanto, pouco adiantaria todo o tempo utilizado em estudo e formação, se não temos o mais importante, que é a intimidade com Deus. Só ele pode mudar as coisas que aos nossos olhos estão difíceis, sem ele acabo me tornando uma pessoa miserável, que reclama de tudo... nada está bom. As coisas só se tornarão melhores em nossa vida quando buscarmos aquele que a fonte de todo amor.
 
 Ao Padre Gilmar queremos nos dirigir lembrando a conhecida letra da música de Milton Nascimento recordando que o “amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito", nós como comunidade formativa do Seminário Maior Palotino, vamos sempre trazer em nossas lembranças o que foi deixado pelo senhor no coração de cada um nós. Sabemos que temos um amigo em quem podemos confiar, um coirmão mais velho que tem muito a nos ensinar. Através sua forma de olhar o outro e ver o mundo, aprendemos a questionar a nossa maneira de amar o próximo. Por fim,cito uma frase que São João Paulo II afirmou fazê-lo lembrar de seus amigos, peço que leve essa frase em seu coração sempre que lembrar daqueles que foram seus formandos: “Cor unum et anima una” (Um só coração e uma só alma).



Fr. Marcelo Rodrigues, SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário