sábado, 20 de abril de 2013

Quero ser padre! O que devo fazer?


Quero ser padre! O que devo fazer?


 

Cinco atitudes para quem quer ser padre...






O que fazer para ser padre? Essa é uma pergunta que tenho escutado muitos nesses últimos tempos. Essa pergunta inquieta os corações de muitos jovens e adolescentes ao perceberem o sublime mistério que envolve tantos homens que entregam suas vidas por amor a Deus. Antes de tudo é preciso recordar que a raiz dessa vocação é a própria iniciativa do Deus vivo que propõe aos jovens profundas questões: você quer ser feliz? Você quer fazer a diferença no mundo? Você quer viver em intimidade Comigo? Você quer ser padre? Não raro essas perguntas geram desconforto e insegurança. À pergunta inicial se somam muitas outras: mas o que devo fazer? Com quem devo falar? E minha família? Meus amigos? Será que consigo? E meus defeitos? Indico a seguir cinco atitudes que devem ser tomadas por aqueles que desejam trilhar firmes nesse caminho:
1) Confiar: a primeira atitude necessária é confiar no Deus que chama. Certamente ser padre ou não depende muito de mim, mas muito, muito mais d’Ele que concede a sua graça aos seus amados (Sl 126), aos seus eleitos, seus escolhidos;
               

2) Rezar: a segunda atitude é a certeza da companhia desse Deus maravilhoso. Nunca, jamais estamos sós, pois Ele é o nosso sustento. Então é preciso falar com Ele, rasgar o coração diante d'Ele, confidenciar nossos medos e pedir sua ajuda para seguir em frente;





3) Descomplicar: geralmente há muitas idealizações na fase de questionamentos e junto com elas muitas oscilações. Alguns jovens imaginam o sacerdócio tão elevado que depois se sentem sem forças e indignos para seguir tal caminho. Certamente o sacerdócio é sublime, porém não se confunde com nossas idealizações e complicações. O Senhor Jesus escolheu homens cheios de limitações e fraquezas, simples, pecadores, porque sabia ver neles algo que os nossos olhos geralmente não vêem e, soube fazer na vida desses homens uma verdadeira transformação como também quer fazer na sua.
4) Experimentar: Há no sacerdócio instaurado por Jesus um modo simples de proceder no mundo, amando e servindo, ‘Ele passou fazendo o bem’ nos dirá as Escrituras. Mais do que buscar se conformar com as imagens que criamos sobre o sacerdote é necessário pensar a entrada no seminário como uma experiência de seguimento de Jesus. Afinal, esta é a vida que Deus te concedeu como dom. O período no seminário é necessário para ajudar a compreender e amadurecer a própria vocação. Entrar no seminário não quer dizer necessariamente ser padre; muitos dos amigos que me acompanharam nesse período compreenderam que havia para eles outros caminhos a serem trilhados, mas apenas puderam chegar a esta compreensão porque fizeram a necessária experiência de estar um tempo no seminário, de conhecer, conviver, do contrário, levariam eternamente em seu peito aquela dúvida inicial;
5) Comunicar: todos aqueles que querem algo em sua vida correm atrás. No caso do chamado de Deus não é diferente, não é possível ficar parado. Atualmente para o estado do Rio e região acontece um encontro vocacional por mês. 



É possível ter maiores informações desses encontros através dos telefones: 21 2453-2915/ 21 3281-8934; e-mail pastoralvocacionalpalotina@hotmail.com; ou pelo FACEBOOK https://www.facebook.com/seminario.maior.9 Além disso, os padres nas paróquias; coordenadores de grupos de jovens e de oração; membros da Juventude Palotina Rio, Niterói e Itaperuna podem ajudar tirando dúvidas e encaminhando para os encontros vocacionais de nossa Região.
Faça você também essa experiência com Deus e deixe o Deus da História fazer história em sua vida! Que Maria, mãe dos Sacerdotes e Rainha dos Apóstolos fortaleça o seu desejo de servir ao Senhor!
Pastoral Vocacional Palotina 

adaptado de: "Blog dos Seminaristas, Arquidiocese de Londrina"
Autor: Sem. Paulo Henrique de Alencar

8 comentários:

  1. eu tenho medo.... de servi a Deus... tenho muita duvida quero construí uma família.... mais as veze cinto aquela vontade tão grande de ser padre já sonhei eu com batina... i quando eu tou assistindo a tv cansao nova eu vejo os padre de batina eu me vejo eu sendo padre,

    ResponderExcluir
  2. paz e bem,tenho sonho de ser padre +não pela minha diocese,como posso ?

    ResponderExcluir
  3. Oi gente quero entrar para o seminário como eu faço para entrar com quem eu tenho que que falar e o que eu devo fazer eu tenho 22 anos de idade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Giovani, você pode entrar em contato conosco através dos meios supracitados, facebook, e-mail ou telefone. Deus te abençoe!

      Excluir
  4. mim chamo ricardo e quero ser padre tenho um sonho muito grande

    ResponderExcluir
  5. Bom dia tenho 37 anos sou uma vocação tardia ja fui seminarista uma vez e me afastei. Mais desde entao me encontro. Teria como engressar no seminario com esta idade.vcs sabem de alguma diocesse q aceita vocação tardia

    ResponderExcluir
  6. Oi meu sonho é ser padre porem sou coroinha .na. Paroquia de minha .cidade poi se eu compra uma roupa de padre so a casula faso mal...?

    ResponderExcluir