quarta-feira, 29 de março de 2017

Eis o tempo de conversão - “Arrependei-vos, por que está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4, 17)

“Eu reconheço que sou frágil pecador!  E o  que fazer para ter uma verdadeira conversão?"              
Pela infinita Glória de Deus, estamos celebrando o tempo da Quaresma, que é o grande Retiro Espiritual que Nosso Senhor Jesus Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai vivenciou antes do cume de sua missão aqui na terra, que foi a sua morte na Cruz em favor de nossa salvação! “Pela vossa Santa Cruz remiste o mundo”.

                Pela prática do jejum e oração tentamos deixar o Eu pessoal, para permitir Deus agir em nossa natureza humana, com o intuito de verdadeiramente obter a conversão.                 Dentro deste grande retiro, o povo de Deus vai em busca  do confessionário em preparação da Páscoa do Senhor. O Sacramento da confissão é de cura, por recebermos o perdão de nossos pecados.
Na pessoa do sacerdote, Cristo Jesus se faz presente, e em nome dele recebemos a absolvição.

Reconciliado com Deus pela confissão, não quer dizer que estou convertido. Ir ao confessor é muito fácil, a dificuldade está em buscar a conversão. É necessário o desejo de  mudança e prática das virtudes. Eu me pergunto muitas vezes, o porquê de eu sempre confessar os mesmos pecados e automaticamente vem a resposta: É por que ainda não busquei a Conversão! Deus me perdoa sempre, mesmo eu caindo novamente! Mas, eu tenho que fazer a minha parte. Percebo em mim que falta esta parte, que é o desejo de lutar: “metanóia”, por isso confesso os mesmo pecados.  A conversão é quando eu tenho a capacidade de dizer NÃO ao pecado.

 
Eu reconheço que sou frágil pecador!  E o que fazer para ter uma verdadeira conversão?
Busco o exemplo de meu Pai e fundador, São Vicente Pallotti, que antes de qualquer ação se perguntava como que Nosso Senhor Jesus Cristo faria isso. Quando Jesus, que foi conduzido pelo Espírito Santo para o deserto, ele
  repreende  o tentador com as Sagrada Escritura.
Mas Jesus respondeu: ‘Está escrito...’”(Mt. 4,4) . Todas as vezes que foi tentado por Satanás, Jesus mostrou o que é de fato a Verdade, e não ia se iludir com as palavras sedutoras do tentador.
                O conhecimento da Palavra de Deus me dá auxílio na busca de uma verdadeira conversão. É na Sagrada Escritura que encontro a Verdade. Se tivermos conhecimento destas palavras, somo capazes de perceber que o pecado não é tão bom como pensamos ser. O pecado traz uma “falsa felicidade no momento” que veda os nossos olhos para contemplar a Felicidade eterna e verdadeira, que é estar em Deus. Oferta a Deus um desejo por amor a Ele, é de uma alegria verdadeira.

 5 dicas para trilhar bem este grande retiro é :
 *Buscar com humildade o sacramento da confissão, reconhecendo que é de fato um pecador e deseja fugir das ocasiões de pecado;
*Buscar
  com espírito de oração as Sagradas Escrituras, para ter conhecimento das coisas de Deus;
*Buscar a Santíssima Eucaristia, como alimento espiritual que é o Próprio Cristo Jesus.
*Buscar a Devoção a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe;
*Buscar estudar o catecismo da Igreja;
*Buscar oferecer a Deus os desejos, por amor.

Somos todos remidos pelo sangue de Cristo, o que falta agora e fazermos a nossa parte. Para tornarmos pessoas novas em Cristo Jesus. Senhor, dai- nos a graça
  de permanecer no teu amor!  Boa Quaresma a todos!
Bruno Bauer SAC 

2 comentários:

  1. Essa leitura me fez repensar sobre algumas vontades que, recentemente, passou por minha cabeça, essas traziam uma falsa sensação de alegria e prazer mas, como disse o Bruno, não passa de um falsa sensação e que com o tempo nos acostumamos a praticar, tornado um vício repleto de pecado, que nos afasta de Deus. Belo texto, Bruno! Que Deus te abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão!!! Que Deus continue te iluminando sempre.

    ResponderExcluir