quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Experiência Pastoral no Amazonas

Experiência Pastoral no Amazonas
No dia 9 de julho de 2018, por volta de 13h30min (Horário de Manaus), fui recebido pelo Padre Anselmo Mantovani SAC no aeroporto de Manaus. Na paróquia Nossa Senhora da Glória iniciei minha experiência pastoral no Estado do Amazonas. Junto ao pároco da referida paróquia participei das celebrações e visitei alguns pontos turísticos da cidade, como o Teatro Municipal e o Encontro das águas. Participei da “Festa do Leigo” no Setor Avenida Brasil – que corresponderia ao que geralmente denomina-se vicariatos – e também do aniversário do Pároco – no dia de Nossa Senhora do Carmo – deste modo pude conhecer um pouco mais as pessoas e a realidade pastoral de nossa Paróquia.
Nesta cidade permaneci até o dia 17 de julho, quando o padre Marcelo Néspoli SAC foi ao meu encontro, a fim de me conduzir a Paróquia de Santo Ângelo, pertencente ao Setor Rio Negro da Arquidiocese de Manaus, na cidade de Novo Airão. Com o padre Marcelo fiz parte da chamada “Missão do Rio Jaú” junto das comunidades ribeirinhas mais distantes, nas regiões do médio e alto Rio Negro. Nestas comunidades realizamos visitas as famílias, rezamos o terço da Misericórdia e de Nossa Senhora – que se revelaram instrumentos fortes, diante da experiência popular de fé nestas comunidades. Realizei catequeses sobre os sacramentos e preparei estas comunidades para a participação na Eucaristia, enquanto o padre Marcelo atendia as confissões. Celebramos a Santa Missa com alguns batizados e imposição dos escapulários do Carmo ao fim de cada Santa Missa. Apesar do pouco tempo que passamos em casa comunidade, tive a oportunidade de me aproximar daquelas pessoas e ouvir um pouco do dia a dia nestas comunidades.
No barco de nossa missão – Santa Maria do Rio Negro – permaneci do dia 17 ao dia 20 de julho, neste dia celebramos a Festa de Santo Elias, padroeiro da localidade de Airão Velho, ali conheci um pouco da história desta região, localizada no Médio Rio Negro. Dali o padre Marcelo seguiu, no dia seguinte, em missão para o Rio Jaú, ainda visitaria nossas comunidades mais distantes, até chegar ao limite de nossa Paróquia na comunidade do Tambor. No mesmo dia a noite, após as celebrações e festejos, eu comecei minha viagem de volta a Novo Airão. De carona em uma embarcação, segui até a comunidade do Curidiqui onde fui muito bem acolhido na casa de uma família. Dali parti as 3h do dia 21 de julho, junto a um dos membros da comunidade, que iria para Manaus junto do filho, e para isso embarcaria num barco maior chamado “Recreio”. Pelas 4h15min no meio do Rio Negro, trocamos de embarcação, saímos da canoa da comunidade, para esta embarcação maior. E, assim terminou meu pequeno retiro junto ao Padre Marcelo, as comunidades ribeirinhas e a tripulação do Santa Maria do Rio Negro.

Pela manhã desembarquei no porto principal de Novo Airão, onde tomei um “mototáxi”, este me deixou na casa do Padre Marcelo. Lá por acaso estava, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, a secretária paroquial. Esta entrou em contato com o Padre Stanislaw Krajewski SAC, pároco da Santo Ângelo, e me levou para a casa paroquial junto a Igreja de Jesus Misericordioso. Com o padre Stanislaw passei um ótimo final de semana, conheci e participei das celebrações em muitas de nossas comunidades. De maneira muito acolhedora o padre me apresentou toda a cidade: o hospital, o presídio, a prefeitura, as praças, o “boto” … e algumas obras inacabadas da prefeitura. No último dia me levou para dar uma volta no carro mais antigo da cidade, que pertencia ao Padre José Maslanka SAC – este havia sido vendido anos atrás pelo próprio padre José e o padre Stanislaw conseguiu recuperar para o acervo do memorial do mesmo missionário palotino, conhecido como “o amigo dos pobres”. Na segunda-feira o pároco propôs um encontro, após a Missa da Igreja Jesus Misericordioso, com a comunidade presente. O objetivo era que eu partilhasse um pouco sobre a vocação sacerdotal e palotina, e também respondesse as dúvidas e questionamentos dos paroquianos acerca deste tema. Na terça-feira, dia 24 de julho padre Stanislaw me levou a Manaus, onde fui novamente acolhido pelo nosso pároco nesta cidade, e no dia seguinte após o almoço, fomos em direção ao aeroporto de Manaus. Embarquei no avião para o Rio de Janeiro, as 15h25min (horário de Manaus) e cheguei no Rio 20h30min (horário de Brasília). Findou-se assim minha experiência pastoral junto ao povo de Deus reunido no estado do Amazonas, nas áreas confiadas por Deus a nossa pequena Região Mãe da Misericórdia.

Em resumo, posso partilhar que a experiência foi tão desafiadora quanto bela, especialmente aquela junto das comunidades riberinhas. Também o testemunho de nossos padres foi muito edificante: a acolhida fraterna, a simplicidade de vida, a proximidade do povo, a vida oração, o ardor missionário...Enfim, sem me dirigir nenhum sermão me ensinaram muito acerca da missão e da vida fraterna. Os desafios são muitos – como em todos os lugares –, contudo nenhum deles é tão grande que não possa ser enfrentado com a graça de Deus e a ajuda dos confrades. Ali está presente uma parcela do povo de Deus que nos foi confiada. Por isso o mandato missionário do Senhor permanece vivo, Ele chama a todos - inclusive nossos jovens e leigos. E a todos promete ser ele mesmo a recompensa por “cada esforço e cada cansaço”, o prêmio pelo zelo e amor dedicado ao anúncio do evangelho e serviço dos irmãos.
Fr. José Luiz Alves da Silva Junior, SAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário