quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Igreja celebra a vocação do leigo


Igreja celebra a vocação do leigo


No último domingo do mês de agosto, a Igreja celebra a vocação do leigo. A Igreja, como diz o documento Lumen Gentium, quando fala dos leigos "é organizada e governada com uma variedade admirável." Desta forma, podemos perceber que todas as vocações são importantes para a Igreja, cada uma com a sua beleza e singularidade. E com a vocação do leigo não seria diferente. A vocação do leigo é fundamental para a Igreja. É ele quem sustenta toda a vida pastoral da sua comunidade junto com seu pároco. Um leigo consciente do seu papel em sua paróquia, dinamiza todos os planejamentos paroquiais para que a comunidade possa crescer não somente em quantidade, mas em graça de Deus. 

São Vicente Pallotti dizia que cada um, com seu dom, este dado por graça de Deus, pode contribuir para a salvação das Almas, para que Jesus possa ser conhecido e amado ainda mais. E neste ano em que os olhos se voltam para o laicato, é necessário que cada leigo se conscientize do seu papel. Dentro e fora dos muros da Igreja, cada um é o rosto de Cristo, e tanto na sociedade como em suas pastorais, são essenciais para que a luz de Deus chegue a todos que encontrarem pelo seu caminho. Isso significa dizer que os leigos não somente fazem parte da Igreja, como são Igreja. E ser igreja é testemunhar o que Jesus fez em sua vida e querer que outros também o experimentem. E nessa experiência, gerar amor e unidade, e mais filhos para Deus. Que neste ano do laicato, o Espirito Santo possa nos fortalecer e nos inspirar a sermos leigos cada vez mais atentos a nossa vocação, gerando mais vida dentro da nossa Igreja.

Fr. Bruno Gonzales, SAC

Um comentário:

  1. Parabéns somos leigos desejando melhorar o nosso irmão aprender com ele é formar comunidades que levem a JESUS! JESUS EU CONFIO EM VÓS !

    ResponderExcluir