segunda-feira, 6 de março de 2017

Retiros de Carnaval

          Nesses dias de carnaval, nossos seminaristas foram enviados para os famosos retiros. Bruno Rodrigues, Bruno Gonzales, Felipe Oliveira e Julio Henrique foram para Itaperuna. José Luiz, Marcelo, Marco Antonio e Fabrício foram para Itaipuaçu. E para Cachoeiras de Macacu, foram os seminaristas Bruno Bauer, Cristiano, Elson e Rafael Rios.
          Segue aqui um pouco da experiência deles nestes dias de retiro...

RETIRO DE ITAPERUNA



          "Mais do que falar do amor de Deus precisamos experimentá-lo" (Santa Terezinha)
          É com essas palavras que eu consigo expressar tudo aquilo que eu vivenciei ao longo desses dias de retiro de carnaval 2017.
         
Meus queridos jovens, coirmãos e equipe, que estiveram junto comigo durante este tempo de graça. Rendo graças a Deus por tudo aquilo que experimentamos juntos nesse retiro, que o Espírito Santo de Deus continue inflamando vossos corações para que testemunhem e vivenciem durante esse tempo quaresmal aquilo que Deus nos concedeu naquele cenáculo de amor.
Esse foi um retiro diferente para mim, pois não somente falei do amor de Deus, como também experimentei. Já fiz vários retiros espirituais de carnaval, mas esse foi diferente, e causou em mim uma “diferença”. Nesses dias na minha imensa miséria Deus me usou de diversas formas, e para diversos fins. Bastou abrir o coração para que as graças, curas, libertações e milagres acontecessem. 
“Vou reescrever mais uma vez minha história de amor com você. Vou derramar o meu Espírito que é amor.” Iniciamos e terminamos o retiro com essa canção. E como isso se tornou uma verdade em nossas vidas; quantas curas recebidas, quantas histórias restauradas, quantos dons foram derramados sobre cada um de nós. Que nunca nos esqueçamos dessa experiência com Deus, na nossa rotina, no dia-a-dia quando as dificuldades nos assaltar, que voltemos aquele cenáculo e busquemos lá novo vigor para nos reanimarmos novamente. Nossas histórias foram reescritas por aquele que é o autor da mesma, portanto não há tempo a perder, Recomecemos novamente com Ele, pois recebemos tudo em dobro de novo, “As visões, profecias, o poder, a unção... Vou recomeçar em Ti um tempo novo.” Tempo de graça, de sermos diferentes, filhos de Deus, homens e mulheres renovados pelo o poder do Espírito Santo.
Deixo aqui uma breve oração que elaborei durante esse retiro, afim de que possamos rezar uns pelos os outros:
Daí-me a graça Senhor de ser: um ferido que cura, aflito que consola, pecador que perdoa, fraco que fortalece, carente que se faz atenção, frieza que doa afeto, solidão que se faz companheiro, amor que acolhe, silêncio que fala, necessitado que intercede.  Pois onde estão tuas feridas, aí está a tua salvação. Assim seja, amém.
                                                           Irmão Bruno Rodrigues Oliveira Sac

Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.” (Tg 5,16).
In Omnibus glorificetur Deus.
RETIRO DE ITAIPUAÇU


          O Retiro de Carnaval Mariano da Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi, sem delongas, sensacional.
          Em um primeiro plano, tivemos jovens apenas de duas paróquias: Santuário da Divina Misericórdia e Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima; alguns que já haviam frequentado retiro de carnaval antes e outros não, mas intedependentemente era perceptível a sede do Senhor que todos os jovens tinham.
          Palestras muito bem articuladas, que contavam desde o princípio da história de Maria até o fim. Um tema muito bem escolhido, por conta da celebração de 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos de Nossa Senhora de Fátima.
          Os encontreiros conseguiram juntar a Renovação Carismática do vosso grupo e o apego Litúrgico dos jovens do Santuário. Sem esquecer da atenção, comida de qualidade, hospitalidade, seriedade e criatividade vindo da equipe que nos recebeu. Que tornou o encontro ainda mais aconchegante.
          O apego de todos foi tanto que era difícil distinguir quem era da equipe e quem era encontrista. Deram um show. A presença de São Vicente Pallotti irá nítida nas relações entre todos!
          De longe foi a melhor escolha de se passar o carnaval! Junto de Deus e de pessoas carinhosas que tinham os mesmos objetivos foi claramente uma experiência incrível.
Uma gratidão sem fim! ❤


Bruno Loretti


RETIRO DE CACHOEIRAS DE MACACU






          É fácil dizer o que significa o retiro em geral e como podemos ir para lá. Porém, a verdade é que se qualquer pessoa perguntar individualmente para cada um dos que já foram, todos possuem uma história diferente (e comovente) para contar sobre o que significa para eles e como eles chegaram ali.
          O retiro, em si, é uma forma de tirar pessoas do mundo encontrada pela Igreja. Ele reúne pessoas com costumes distintos e as ensinam a viver e partilhar juntas na graça de Deus pelo período do carnaval. Não é fácil, claro, mas sempre vale a pena. Ali nascem amizades e até um caminho verdadeiro para a vida cristã.
          Para alguns jovens, é uma oportunidade verdadeiramente significativa e valiosa, por que muitas vezes é o único contato que eles tiveram com Deus. Em questão de dias, eles têm oportunidade de conhecer e se interessar na Bíblia. Eles têm a chance de ali dentro ser ouvido, ao contrário da negligência que acontece lá fora. São acolhidos e muitas vezes resgatados, apenas se entregando.
          É impossível sair do retiro e nada ter mudado. Eu mesma acreditava nisso, mas, toda vez que eu passava em frente à Igreja, eu sentia vontade de entrar, de conhecer. Dada uma segunda chance, nós devemos nos aproveitar dela, e é isso que o retiro realmente significa, no coração de cada um. Uma segunda chance de sair do mundo e se entregar para Deus.

Ana Caroline Conceição Gomes


          Esses dias foram muito fecundos para cada um de nós. Louvamos a Deus pelas graças concedidas. Por tudo que contribuiu para o nosso crescimento espiritual, humano e pastoral. Roguemos a Deus por cada jovem que conhecemos e acompanhamos nestes dias. Tudo isso foi para a Infinita Glória de Deus, salvação da nossa alma e a do próximo.

2 comentários:

  1. Muito obrigada amados seminaristas, pela presença,pelas orações,pela ajuda em nosso retiro!!Não seria o mesmo sem vossas presença!Que nosso amado Pai Vicente Pallotti e nossa amada Mãe Maria Rainha dos Apóstolos continuem intercedendo por vocês!!!AIDG!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nós agradecemos a acolhida e amizade! Deus abençoe a cada um de vocês!

    ResponderExcluir