terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O Carnaval de São Vicente Pallotti

A festa do carnaval é uma tradição muito antiga em diversos povos. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. Tal significado refere-se ao jejum que deveria ser realizado durante a quaresma e também com o controle dos prazeres mundanos. A Igreja Católica buscou então enquadrar tais comemorações, uma forma de evitar os excessos.

            A partir deste contexto, onde se encontrava grandes inversões de valores, encontramos nas Obras Completas de São Vicente Pallotti um “Convite para o Carnaval”:

          Maria SS. Aflita Imaculada Mãe de Deus convida os filhos da Igreja seus devotos a restabelecerem as dores de Jesus Cristo.
Renovai pecadores no carnaval, com atos de virtude e de mortificação.  
A Primeira Dor do Pé esquerdo restabelecida pelos pecadores nos festejos e nas danças.
Ó devotos de Maria!

Reparação:
    1.    Fazer qualquer penitência à maneira de S. Francisco Xavier, que através da dança rodeou-se de aves na altura das pernas.
  2.    Visitar frequentemente o Santíssimo Sacramento, e os mais devotos os altares da Virgem, como fazia nesse tempo S. Bernardo.

A Segunda Dor do Pé direito restabelecida pelos pecadores com os crápulas e as farras.

Reparação:
      1.    Com certa abstinência para imitar Santa Caterina de Sena, que nesses dias jejuava.
      2.    Com uma comunhão particular feita na quinta-feira, dia mais frequentado pelos pecadores. Por isso S. Gertrudes se comunicava neste dia.

A Terceira Dor da mão esquerda restabelecida pelos pecadores com os Espetáculos, e as Comédias.

Reparação:
    1.    Com modéstia, e mortificação extraordinária de olhares como o exemplo de S.  Luiz, que forçado a ir a uma festa, não ergueu jamais os olhos.
2.    Com frequente admiração a imagem do Crucifixo, e ler algum livro espiritual. Assim S. Francisco contemplava por horas o Crucifixo.

A Quarta Dor da Mão direita restabelecida pelos Pecadores nas Vigílias, e nas Conversas malévolas.

Reparação:
1.  Com a introdução de bons discursos às obras pias; como S. Felipe Neri nesse tempo atraia a juventude a oratória.
2.  Com privação de alguma recreação da qual se gosta muito. Por essa razão S. Francisco de Sales se privava de toda diversão.

A Quinta Dor da parede torácica de Cristo renovada pelos Pecadores na repetição dos deleites sensuais.

Reparação:
1.  Com mortificação do corpo, e dos sentidos a imitação de S. Carlos Borromeu, que fazia grande penitência no carnaval.
2.  Procurando com trabalho que outros nesses dias não ofendam a Deus. Para reparar um pecado Santo Inácio imergiu-se em água gelada.
S. Gertrudes em um estado de êxtase viu que Cristo fazia S. João escrever com letras de ouro as belas ações praticadas no carnaval, para lhe remunerar com especialíssimas graças.


A partir deste escrito, observa-se o forte valor do testemunho da vida dos santos. Práticas devocionais que cooperam na santificação da alma, buscando uma vida devota voltada ao serviço de Deus. Nossas práticas não podem ceder aos desejos carnais e ser domada por tais instintos. Que nesses dias de festa, a exemplo de São Vicente Pallotti, possamos viver de forma mais íntegra em louvor e ação de graças pelos dons recebidos, preparando-se para os exercícios espirituais advindos na Quaresma.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário