domingo, 12 de março de 2017

#VemDoar

          Ontem (11), foi dia de ação solidária. A Juventude Palotina se reuniu para realizar, novamente, este ano, a doação de sangue. Jovens fizeram um ato voluntário e altruísta que salva vidas. Este tempo da Quaresma também nos ajuda a pensar nesta realidade, deixar de olhar somente para nós mesmos e voltar-se ao próximo.

           COMO É FEITA UMA DOAÇÃO DE SANGUE TOTAL ?


           1- Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa - a triagem clínica.
2- Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a
sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
3- Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.
4- Lanche - após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

             TODAS AS PESSOAS PODEM DOAR SANGUE ?

           Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

         Você já doou sangue? Você pode participar doando sangue e/ou divulgando a importância da doação de sangue. Junte seus amigos, tome essa iniciativa e faça a diferença, salve vidas! O Hemorio, por exemplo, atende cerca de 9 mil crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário