sexta-feira, 9 de agosto de 2019

SER AMIGO DE DEUS PARA SER AMIGO DOS OUTROS

A pouco tempo comemoramos o dia do amigo, no dia 20 de julho. Sabemos que a amizade é algo fundamental na caminhada cristã, temos consciência de que o homem é um ser social, de que ele necessita viver em comunidade e que os laços de amizade facilitam essa socialização. Se tivermos uma boa memória, lembraremos daquela passagem dos Atos dos Apóstolos, onde se fala da primeira comunidade dos cristãos, eles eram unidos pelo laço fraterno e colocavam todos os seus bens em comum. Sendo assim, como podemos ser ou ter bons amigos?

Tudo o que procuramos de imediato numa amizade é a confiança, a fidelidade, sem isso não existe amizade. Diz a Sagrada Escritura: “um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro” (Eclo 6, 14). Coisa mais bela numa amizade é essa fidelidade, nem o ouro nem a prata são capazes de comprar um amigo fiel. Esse versículo nos deveria levar a seguinte reflexão: eu sou esse amigo fiel?
Se pararmos um pouco e olharmos a nossa vida, o nosso passado, muito provavelmente descobriremos que muito cobramos dos outros, mas essa mesma cobrança não se aplica a nós. Queremos a todo instante que os outros nos sejam fiéis e guardem sigilo sobre os assuntos mais importantes, mas nós não nos importamos se somos fiéis aos nossos “amigos” ou se guardamos os seus segredos. A fofoca é o veneno que mata a semente da verdadeira amizade. Portanto, o palácio da amizade é construído tendo como alicerce a fidelidade. 
Para sermos bons amigos devemos ser fiéis. Mas quem é verdadeiramente fiel senão Deus? Ele é o único que nunca nos será infiel, Ele nunca nos deixará só. Se somos alguma coisa, o somos porque Deus nos deu a graça. Deste modo, se somos fiéis é porque Deus nos faz fiel. Vemos assim que uma verdadeira amizade deve estar baseada em Deus, Como diria S. Vicente Pallotti: “Deus em tudo e sempre”.

Sendo assim, voltemos a pergunta feita no início deste texto: como podemos ser ou ter bons amigos? Mais uma vez a Palavra de Deus nos responde: “Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme o Senhor, achará esse amigo” (Eclo 6,16). Se tememos ao Senhor, acharemos e seremos um amigo fiel. Mas esse temor não quer dizer ter medo de Deus, mas saber que Ele é o Senhor de nossas vidas e de nossos dias e que sem ele nada podemos fazer. Aquele que tem o Senhor Deus como centro da própria vida encontrará esse tesouro escondido na verdadeira amizade.
Desta maneira, a maior intimidade com o Senhor nos levará a descoberta da amizade verdadeira e quem sabe um dia demostraremos o nosso amor como naquele dia que o Senhor Jesus disse aos seus amigos: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15, 12-13).

                                                                               
Felipe Batista de Oliveira SAC

Um comentário: