Fraternidade, oração e missão: são as três palavras essenciais para a futura vida sacerdotal indicadas pelo Papa Francisco aos seminaristas franceses que nestes dias estão a fazer uma peregrinação a Lourdes.
"No seminário, viveis juntos para aprender a conhecer-vos, a apreciar-vos,
a amparar-vos, por vezes também suportar-vos, para viver juntos a missão e dar
este testemunho de amor, graças o qual se reconhecem os discípulos de Jesus. É
importante fazer esta escolha pessoal e definitiva de um verdadeiro dom de vós
próprios a Deus e aos outros. Por conseguinte, convido-vos a aceitar esta aprendizagem
da fraternidade, fazendo-a com todo o vosso fervor; crescereis na caridade e
construireis a unidade tomando as iniciativas que o Espírito Santo vos
inspirar. Podereis também inventar os meios mais adequados para viver na
verdade a fraternidade sacerdotal quando fordes ordenados. FRATERNIDADE, é a primeira
palavra.
ORAÇÃO. Juntos, os discípulos estão em oração com Maria, à espera do Espírito Santo. Vós fostes chamados por Jesus que vos quer fazer partícipes do seu sacerdócio para a vida do mundo. Na base da vossa formação encontra-se a Palavra de Deus, que vos penetra, alimenta, ilumina. Ao rezar com ela, tudo o que aprendeis assume vida na oração. Eis por que vos exorto a reservar todos os dias longos momentos de oração, recordando-vos que também Jesus se retirava em silêncio ou em solidão para se imergir no mistério do seu Pai. Também vós, é na oração que encontrareis a presença amorosa do Senhor e que vos deixareis transformar por Ele, sem ter medo da solidão que isto comporta, danoite que a constitui habitualmente.Também Moisés entrava na obscuridade da nuvem para falar com Deus na humildade, como um amigo fala com outro amigo. Que a vossa oração seja um apelo ao Espírito, pois é Ele que constrói a Igreja, guia os discípulos e infunde a caridade pastoral. É no poder do Espírito que alcançareis aqueles aos quais sereis enviados, na consciência de que eles esperam que sejais testemunhasde Jesus, «homens de Deus», para que os conduzais ao Pai .
Chego assim à terceira palavra: MISSÃO. Pelo vosso batismo, sois feitos para o anúncio do Evangelho. Com a ordenação presbiteral, recebeis o cargo da proclamação da Palavra, sob a responsabilidade dos vossos bispos. Ao vos preparardes para esta missão recordar-vos-eis que se trata do último mandamento do Senhor: «Ide! Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei» (Mt 28, 19-20). Tudo o que fizerdes durante a vossa formação tem uma só finalidade: tornar-vos humildes discípulos-missionários para fazer discípulos. Encorajo-vos a aprender a conhecer o mundo ao qual sereis enviados, e a inscrever em vós o reflexo da saída de vós mesmos, do encontro com o outro. A preferência pelas pessoas mais afastadas é uma resposta ao convite do Ressuscitado que vos precedee espera na Galileia das Nações. Indo às periferias, toca-se também o centro. A missão é inseparável da oração, pois a oração vos abre ao Espírito e o Espírito guia-vos na missão. E a missão, cuja alma é a caridade, consiste em levar quantos encontrardes a compreender a ternura com que o Senhor os abrange, a receber o batismo, a louvar a Deus, a viver da Eucaristia, a fim de participardes também vós na missão da Igreja."
Fonte: http://vaticanresources.s3.amazonaws.com/pdf%2FPOR_2014_046_1311.pdf (acesso 10 de dezembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário