quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Viver bem o Advento



Viver bem o Advento

No Advento, disponhamo-nos a receber Jesus Cristo no Natal e, cada dia, na Eucaristia.” (Beato Álvaro del Portillo )

O advento é um tempo forte na vida da Igreja, onde  a mesma nos motiva a viver com mais intensidade a oração e a penitência que transforma nosso coração, por meio da certeza de que precisamos nos preparar para receber em nossa alma o Senhor da Vida que vem não para visitar, mas residir no mais íntimo de nós. O Senhor que nasceu na Gruta de Belém renascerá mais uma vez, não naquele mesmo lugar, mas na Gruta de nosso coração e para isso, precisamos estar preparados para acolher tão ilustre presença.

Nesse tempo de espera, vale a pena recordar a espera do Povo eleito, a Israel de Deus, que por muito tempo aguardou ansiosamente a libertação que viria por meio da ação do Altíssimo, aguardavam o Messias. A nação de Deus estava sufocada por meio da opressão e escravidão vinda pelas mãos dos poderosos deste mundo, vinda da falta de amor, vinda principalmente do pecado. Eles não tinham mais esperança, a desconfiança sufocava aos poucos a fé, mas através de muitas vozes proféticas Deus pedia que confiassem em sua ação e esperassem N'Ele, pois viria a Salvação: “Uma Virgem conceberá e dará a luz um Filho que será chamado Emanuel.” Is 7,14

O Milagre da libertação aconteceu. A virgem Santa respondeu sim aos projetos de Deus e gerou para nós o Salvador. O Verbo de Deus se fez carne e a liberdade dos filhos de Deus foi resgatada. Satanás foi destruído. Por isso nós precisamos estar preparados para o dia que iremos fazer memória deste grande feito de amor de Deus por nós: Ele enviou seu Filho único para nos trazer a Paz e Salvação.

Talvez como o povo de Israel que foi escravizado e oprimido, talvez nosso coração também hoje não esteja muito bem, talvez a tristeza e o pecado tenham nos tirado a paz, mas a certeza da Vinda do Senhor deve expulsar de nosso coração tudo que nos afasta da graça de Deus e encher nosso coração de alegria e esperança de que tudo vai mudar. Precisamos buscar na oração a força do Alto, no cultivo das virtudes o aniquilamento dos defeitos, na fé em Deus a destruição da desconfiança, no Amor feito carne a esperança do céu.

Eis o motivo de nos preparamos bem e vivermos melhor ainda o tempo do Advento, Jesus veio nos trazer a liberdade e nessa mesma liberdade nos ensinar a amar, Ele veio para estar junto de nós, para caminhar ao nosso lado, nos ensinando que nunca estaremos sozinhos, Ele veio nos alimentar com seu corpo e seu sangue durante todos os dias de nossa vida, marcando definitivamente morada em nossa alma, dissipando assim as tristezas e aflições, nos ensinando que o caminho que deve ser trilhado é o caminho da santidade, da fuga do pecado, caminho esse que pode ter muitas pedras e tribulações, mas a presença do Senhor garante a Vitória.

Que estejamos bem preparados para contemplar nesse Natal. O Menino Deus que vai chegar! Que tenhamos a pureza e a humildade para ver a graça tão forte e poderosa envolvida em faixas e deitada no coxo de animais. Mas precisamos saber que os soberbos, vaidosos, orgulhosos não conseguirão vê-lo, mas somente os que forem simples como os pastores, fieis como os Reis Magos e Mansos e humildes como José e Maria.

Padre Jovane da Rosa Carmo (Diocese de Petrópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário