domingo, 23 de dezembro de 2018

Servo de Deus Richard HENKES SAC - Breve Biografia


Servo de Deus Richard HENKES SAC - Breve Biografia 

Richard HENKES (1900-1945), sacerdote, membro da Província da Santíssima Trindade, nascido em 26.05.1900 em Ruppach (Alemanha) e morto em 22.02.1945 em Dachau. A Causa de beatificação foi iniciada na Diocese de Limburgo, na Alemanha, no dia 25 de Maio de 2003 e foi encerrado o processo Diocesano no dia 23 de Janeiro de 2007. Desde Março de 2009 está se desenvolvendo a preparação do “Positio” sobre o martírio. Esta missão vem sendo realizada pelo Pe. Manfred Probst SAC, colaborador externo da Redação do Vaticano e do Postulador Geral da SAC.
Pe. Richard Henkes compriu diversos serviços como sacerdote manifestando um grande zelo apostólico e  um contínuo amor pela Igreja. Estas características são evidenciadas no seu serviço de professor na escola, de pregador, de pregador de retiros, de confessor, de assistente religioso das associações católicas e de pároco. Amou a Igreja e soube  colaborar com os leigos.
Preso no dia 8 de Abril de 1843, foi confinado no campo de concentração de Dachau. Durante uma epidemia de “tifo petecchiale”, ofereceu-se como voluntário para curar os doentes no bloco dos sacerdotes da Checoslovaquia, onde, depois de  uns dias, contagiou-se e acabou morrendo no dia 22 de Fevereiro de 1945. Os prisioneiros desde então, o definiram “mártir do amor ao próximo”. A prisão, a condenação no campo de concentração, como a morte mesma, se desenvolveram nas circunstâncias determinadas pelo “odium fidei”. A Conferência Episcopal da Checoslovaquia o definiu “como testemunho corajoso da Igreja para a verdade, a liberdade e o amor”. Toda a sua vida manifestou que os valores acima descritos estão fundamentados na contínua união pessoal com Jesus Cristo.

A sua profunda fé manifesta-se também em uma carta endereçada à sua mãe e escrita depois de ter sido preso, durante a viagem a Dachau, no dia 11 de Julho de 1943 (Ratibor). Ele escreve: “Até agora percorri o caminho do mistério glorioso do terço. Se até agora estava no púlpito ou em una sala de Conferências, tratava-se sempre de uma atividade sacerdotal cheia de alegria. E se agora, querida mãe, diante do crucifixo rezai muitas vezes os mistérios dolorosos, deveis pensar que faço este caminho junto com o Redentor, e isto não é uma vergonha para um sacerdote. Se viverei o mistério glorioso do terço ainda aqui na terra ou já no céu, é uma coisa que deixo a Deus decidir. Agradeço muito por todo o vosso amor. Não vos esquecerei  nunca e nos encontraremos sempre na oração. /…/ Em nome de Deus e cordiais saudações. O vosso grato filho, Richard”.



Fonte: https://sac.info/servo-di-dio-richard-henkes-1900-1945/?lang=pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário