segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A importância de agradecer a Deus

A importância de agradecer a Deus 


“Não deixes de ver e de agradecer a predileção do Rei que, na tua vida inteira, sela a tua carne e o teu espírito com o selo régio da Santa Cruz.” (Forja 773, São Josemaría de Balaguer) 

Em nossa caminhada de vida cristã, buscamos a desenvolver a intimidade com o Senhor e crescer nas virtudes dadas por Ele. Esse é o verdadeiro intuito do cristianismo. Deus quer ser reconhecido e amado pelo seu povo, assim, primeiro Ele nos busca, e nós retribuímos esse querer tentando viver conforme Suas instruções. Logo, o agradecimento é a resposta de um coração tomado pela grandeza de Deus, tomado pelo Seu amor, tomado por todas as grandes graças que Ele dispõe para o seu povo. Agradecer é reconhecer o agrado recebido. 

Porém nós percebemos a grandeza de Deus? São Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei, em seu conselho quer que nós aprendamos a importância do olhar da alma. Certamente não será possível agradecer sem antes perceber os magnos feitos de Deus em nosso meio, ou, mais importante ainda, reconhecer a magnanimidade que é intrínseca ao próprio Deus. Para refletir sobre a grandeza de Deus, refletiremos sobre a alma nas palavras de Santa Teresa de Jesus. “Como será o onde se compraz um Rei tão poderoso, tão sábio, tão puro, tão rico de todos os bens? Nada posso imaginar comparável à beleza de uma alma e sua imensa capacidade.” 

Percebamos que Deus não habitaria qualquer cantinho. Para tamanha dignidade, para tamanha majestade, para tamanha pureza, é necessário um lugar à altura do Rei. Apesar da alma ser incomparável em beleza e dignidade, ela não é maior que a infinitude do próprio Belo, que é incalculável. Sua beleza incalculável, Seu amor imensurável, só é vislumbrada por nós por meio da oração e tanto Deus quanto a oração são os primeiros motivos para agradecer. 

Ele se deixa encontrar e se deixa ser intimo de cada um de nós. Somos o que somos, alma e corpo marcados pelo pecado e finitos, entretanto Deus nos quer com toda a vontade que possui, com todo o querer que possui. Seu desejo por nós é infinito. Confesso que, enquanto escrevo este texto e medito sobre o Senhor, tenho vontade de exclamar a Ele toda a minha felicidade e agradecer simplesmente pelo que Ele é e por permitir me vê-Lo. Quisera eu amá-Lo à altura! 

Poderia continuar a escrever comunicando a todos a caridade e misericórdia da Igreja, que é a misericórdia de Deus, poderia escrever sobre os sacramentos, poderia escrever sobre os sacerdotes, poderia escrever os seus santos, poderia escrever sobre inúmeras coisas e pessoas que são sinais da bondade de Deus. Ela é infinita assim como Seus feitos. Se agradecer é reconhecer o agrado, se o agradecimento é a resposta que damos ao nosso Deus pela Sua bondade, ainda faltam motivos para crer na importância do agradecimento? Ainda faltam motivos para agradecer? 

Padre Jovane da Rosa Carmo (Diocese de Petrópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário