domingo, 23 de dezembro de 2018

Promulgado o decreto do martírio do Pe. Richard Henkes, SAC


Ontem à tarde, 21 de dezembro de 2018, o Papa Francisco recebeu o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Becciu, autorizando o Dicastério a promulgar os decretos de um novo Beato e 11 Veneráveis. Em particular, foi reconhecido o martírio “in odium fidei” de nosso coirmão Richard Henkes, ocorido durante o nazismo no campo de extermínio de Dachau, na Alemanha.

Durante o período nazista, o Pe. Richard Henkes anunciou a mensagem de Jesus Cristo sem medo e de forma convincente. Ele assumiu uma posição pública e defendeu sua fé católica .

Em 1943, devido a suas declarações anti-nazistas pronunciadas durante o Tríduo Pascal na paróquia de Branitz, ele foi denunciado pela segunda vez e em 8 de abril, preso pela Gestapo em Ratibor. Em 10 de julho de 1943, chegou a Dachau, onde foi designado para o barracão 26, destinado a padres. Quando, no final de 1944, no barracã 17 e nos outros barracões, eclodiu o tifo petequial, o padre Henkes deslocou-se voluntariamente neste barracão para ajudar os doentes gravemente enfermos espiritualmente e corporalmente. Em meados de fevereiro, durante seu serviço, ele foi infectado e morreu em 22 de fevereiro de 1945 .


A experiência da fé e o amor inescrutável do Pe. Henkes por Deus e pelo próximo dão à Igreja e à Sociedade futuro, esperança e fé.

fonte: https://sac.info/promulgato-il-decreto-del-martirio-di-p-richard-henkes-sac/?lang=pt-br

Nenhum comentário:

Postar um comentário