sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Encontro Sulamericano de Formadores Palotinos | 2015



Encontro Sulamericano de Formadores Palotinos

Pe. Erno Aloísio Schlindwein, SAC 

Formador na Província Nossa Senhora Conquistadora (SM)

Em Curitiba, de 31 de agosto a 04 de setembro, aconteceu o Encontro Anual dos Formadores Palotinos sul-americanos. 

Por quatro dias, os 15 participantes procedentes das dez Casas de Formação (Brasil, Argentina e Uruguai) trataram dos programas das mesmas. Através dos PP. Adalto (dehoniano) e Edenilson Geraldo (palotino) refletiu-se sobre a missão apostólica da pessoa do formador, a estrutura de personalidade dos formandos, a fim de agir pedagogicamente com mais eficácia, além da natureza e da missão da Vida Consagrada Religiosa. 

Da nossa Província participaram os PP. Egídio Trevisan, Ailton J. Oliveira, Cristiano Parpinelli, João Bergamasco e Erno A. Schlindwein. Este encontro acontece a cada dois anos, sendo que, alternadamente, o mesmo se realiza com a presença dos Professos das Unidades da SAC. Em julho de 2016, Formadores e Formandos professos irão se encontrar no Seminário Maior Palotino de Londrina. 

A avaliação destacou a acolhida generosa e fraterna da comunidade que sediou o encontro, o espírito fraterno que reinou entre os participantes e a profundida de e competência dos assessores. Entre os maiores desafios estava o de criar uma "cultura formativa" entre todos os membros das respectivas unidades (investir na formação dos formadores e evitar a rotatividade excessiva dos mesmos, encontrar espaços físicos mais adequados, visitar os Seminários), comprometer-se efetivamente com o serviço animação vocacional e olhar com alegria e esperança o apostolado da formação, inspirados pelo carisma espiritual e apostólico concedido por Deus ao nosso Fundador. 

Fonte: Informativo Palotino (Ano XXVI | Edição 07 | Setembro de 2015)















Nenhum comentário:

Postar um comentário