terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Abertura do Ano Acadêmico

          Ontem (13), houve a abertura do ano acadêmico da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro. Esta instituição de ensino já acolhe nossos formandos palotinos por vários anos. Desde já, expressemos nosso carinho e gratidão aos irmãos beneditinos pela acolhida.

          Primeiramente, participamos da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Monserrat, presidida pelo Abade Dom Felipe, no qual nos dirigiu palavras sábias de incentivo e perseverança. Vale ressaltar suas palavras referente a Sagrada Escritura quando Deus se dirige a Adão e pergunta: "Onde estás?" (Gn 3, 9) e o versículo que Deus questiona Caim sobre seu irmão: "Onde está o seu irmão Abel?" (Gn 4, 9). Ambas passagens relata o aspecto relacional, destaca Dom Felipe, a primeira, a relação do homem com o Deus e a segunda entre eles em si, isto é, a relação com o próximo.


          A Ratio Institutionis da Sociedade do Apostolado Católico nos diz sobre a dimensão intelectual dos fomandos:
"O atual fenômeno do pluralismo no âmbito, não só da sociedade humana mas também da comunidade eclesial, requer uma especial atitude de discernimento crítico e revela a necessidade de uma formação intelectual séria. Segundo Pallotti 'não basta que o clero seja santo, deve ser também douto'. De fato, o compromisso com o estudo não pode ser componente exterior e secundário do crescimento humano, cristão, espiritual e vocacional do futuro Sacerdote ou Irmão palotino. Mediante o estudo da filosofia e das ciências modernas, que têm como objetivo o mundo, o homem, e a cultura, e, principalmente, através do estudo da teologia, ele cresce na sua vida humana e espiritual e se dispõe a cumprir a sua missão apostólica."
          Posteriormente a Santa Missa, tivemos a aula inaugural com o Pe. Júlio Cesar da Arquidiocese de Niterói, em que explanou sobre o tema da Sagrada Escritura e os Padres da Igreja.
          Rendemos graças a Deus por mais um ano acadêmico. Que Deus nos conceda todas as graças necessárias para nos empenharmos cada vez mais nos estudos. Unamos a São Tomás de Aquino pedindo a intercessão nesta oração pelos estudos:
"Criador inefável, que, no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, elegestes três hierarquias de Anjos e as dispusestes numa ordem admirável acima dos Céus, que dispusestes com tanta beleza as partes do universo, Vós, a Quem chamamos a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, e o Princípio supereminente, dignai-Vos derramar sobre as trevas da minha inteligência um raio de vossa clareza. Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância.
Vós, que tornais eloquente a língua das criancinhas, modelai a minha palavra e derramai nos meus lábios a graça de vossa benção.
Dai-me a penetração da inteligência, a faculdade de lembrar-me, o método e a facilidade do estudo, a profundidade na interpretação e uma graça abundante de expressão.
Fortificai o meu estudo, dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, Vós que sois verdadeiro Deus e verdadeiro homem, e que viveis nos séculos dos séculos. Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário