sábado, 17 de janeiro de 2015

Tríduo em preparação para a Festa de São Vicente Pallotti | 2º Dia

2º DIA: COM PALLOTTI, SEGUIREMOS A CRISTO,
MODELO DE APOSTOLADO.

Dirigente: O Apostolado fundamenta-se na comunhão pessoal entre o batizado e Jesus Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai. Essa comunhão conduz o cristão a uma vida de fé, esperança e caridade, que marca sua vida de apóstolo. Aí surge a união íntima com Cristo, que se manifesta em cada apóstolo ao abrir-se aos demais. Guiado pelo Espírito Santo, Pallotti compreendeu os sentimentos de Cristo e penetrou no sentido mais profundo da Palavra de Deus e entendeu que toda a Igreja que todos os seus membros são chamados a se empenharem na continuação do apostolado de Jesus Cristo ou na prolongação da sua missão no mundo. Pallotti compreendeu que Deus quer que o ser humano coopere ativamente na salvação eterna do seu próximo. Não apenas os ministros ordenados, mas também todos os cristãos estão chamados a cooperarem eficazmente na propagação da fé no mundo inteiro e ajudarem o próximo a conseguir a sua felicidade eterna.

Sinal da cruz:  Por mim nada posso  com Deus tudo posso  por amor de Deus tudo quero fazer  a ele a honra e a mim o desprezo.

Oferecimento

Dir.: São Vicente Pallotti

Todos: É grande o nosso amor e devoção para convosco. Nós confiamos na vossa proteção, pois sempre nos auxiliastes em nossas necessidades e aflições.
Por isso, rezamos e esperamos firmemente de Deus, pela vossa intercessão, a graça que vos pedimos neste tríduo.
(Pedidos particulares e Ave Maria)

Reflexão

A vida de Pallotti foi uma contínua cruz. Nela, esteve cravado espiritualmente, com Nosso Senhor Jesus Cristo. Como diz o Apóstolo São Paulo: “Estou pregado à cruz de Cristo” (Gl 2,29). Mortificava seu corpo com jejuns e penitências. Foi um homem humilde e amante da pobreza evangélica. Procurou viver sempre em conformidade com a vontade de Deus, por isso resistiu, com firmeza, as injúrias, as afrontas e as perseguições. Seguiu sempre perfeitamente Nosso Senhor Jesus Cristo, em todas as obras do público ministério evangélico. Empregou toda sua vida e todos os seus esforços para a salvação das almas. Acorria sempre, sem conceder-se nenhum descanso, onde quer que se tratasse da honra de Deus ou da salvação de alguma alma. Este zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas levou-o a instituir e a promover muitas obras de caridade. Fundou União do Apostolado Católico, para que todos os batizados pudessem chegar mais facilmente perto de Cristo, pelo testemunho de vida e trabalho apostólico.

Em seu tempo, Pallotti fez um grande apelo ao povo de Roma: “Todos, grandes e pequenos, doutores e iletrados, ricos e pobres, sacerdotes e leigos, seculares e religiosos, viventes em comunidade ou em solidão, podem, em sua posição, isto é, no estado em que Deus os colocou exercer, de alguma forma, sempre com mérito, o apostolado de Jesus Cristo” São Vicente Pallotti (OOCC III,143).

Esse apelo continua a impulsionar-nos a aderir ao projeto do Apostolado Universal.

(Canto: O que nos move é o amor. O que nos move é o amor. Disse Vicente, se você é batizado, tem uma missão. O que nos move é amor. O que nos move é o amor. Trabalhe duro para o Reino de Deus.)

(Canto: Oh luz do Senhor, que vem sobre a terra,/ inunda meu ser,/ permanece em nós!)

Dir.: De pé, rezemos (cantemos) a ladainha de São Vicente Pallotti.


Ladainha (Breve)

São Vicente, rogai por nós!
Intercedei a Deus por nós!

Adorador da Trindade – intercedei!
Instrumento do Espírito – intercedei!
Esposo de Maria – intercedei!
Cooperador de Jesus Cristo – intercedei!

Homem de grande fé – intercedei!
Amigo da pobreza – intercedei!
Exemplo de castidade – intercedei!
Modelo de obediência – intercedei!

Pelo papa e pelo clero – intercedei!
Pela unidade da igreja – intercedei!
Por toda nossa Região (Província) – intercedei!
Por nossa comunidade – intercedei!

Pela UAC e pela SAC – intercedei!
Pelos vocacionados – intercedei!
Por toda nossa família – intercedei!
E a conversão dos pecadores – intercedei!


Dir.: Ó Deus, que suscitastes o Santo Sacerdote Vicente Pallotti, para defender a fé e reavivar a caridade, concedei-nos pela imitação de seus exemplos, ter no coração a certeza da verdade e o amor fraterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!


Oração do tríduo

Dir.: Eu desejaria ser pão, para saciar os famintos.
Todos: Eu desejaria ser vestimenta, para vestir os nus.
Dir.: Eu desejaria ser bebida, para dessedentar os sedentos.
Todos: Eu desejaria ser fortificante, para fortalecer o estômago dos fracos.
Dir.: Eu desejaria ser leito macio, a fim de dar repouso aos abatidos.
Todos: Eu desejaria ser remédio e saúde, a fim de curar os males dos enfermos, dos deficientes físicos, dos feridos, dos surdos e dos mudos.
Dir.: Eu desejaria ser luz, a fim de iluminar os cegos de corpo e de espírito.
Todos: Eu desejaria ser vida, a fim de despertar todas as criaturas mortas para a vida da graça e para a vida corporal.
Dir.: Ah meu Deus!
TodosFaça-se em mim e em todos, agora e sempre, tudo, segundo a vossa santíssima vontade.
 Oração Final
Meu Jesus, minha infinita, imensa, incompreensível misericórdia. Vós me dais a vossa própria misericórdia e fazei que a minha vida seja uma vida toda de obras de misericórdia, em benefício de todos. E onde eu não posso chegar por meio dos meus esforços, fazei-o vós com a plenitude da vossa misericórdia, para infundir a vossa misericórdia em todo o mundo, por todo tempo e por toda a eternidade. Amém.

Dir.: Rogai por nós São Vicente Pallotti.
Todos:Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Bênção final

Sinal da cruz: Por mim nada posso  com Deus tudo posso  por amor de Deus tudo quero fazer  a ele a honra e a mim o desprezo.

Fonte: Adaptado do material formativo do noviciado 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário