quinta-feira, 5 de março de 2015

“Eu quero ir além do véu...”

Ainda vivendo neste período quaresmal, relembrando o tripé: Jejum, oração e esmola, vale ressaltar também o espírito de sacrifício.

“São Vicente Pallotti desejava ardentemente a conversão do pecador e dedicou-se incansavelmente para demonstrá-lo o amor misericordioso que brota do sacrifício de Jesus Cristo na sua paixão e morte de cruz. sua vida de oração estava vinculada com o espírito de sacrifício e penitência. Pallotti tinha plena consciência de que são muitos os que pecam porque não são capazes da prática de sacrifícios e mortificações, por isso, constantemente recordava a necessidade de manter viva em si mesmo o espírito de perfeito e perpétuo sacrifício e meditações frequentes sobre os novíssimos do homem e sobe a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Neste tempo moderno em que vivemos, temos inclinados para um espírito individualista. Procuramos, primeiramente, um bem estar pessoal e esquecemos, muitas vezes, do semelhante ao nosso lado. Ou ainda, caso algum benefício o atinja é por consequência. Dificilmente nossos objetivos são, em primeiro lugar, ao próximo. Este espírito de sacrifício nos ensina a renunciar alguns prazeres pessoais, em benefício comum. Não refere-se a grandes projetos, mas sim, nas simples atividades do cotidiano.

“A oração e o sacrifício constituem um verdadeiro apostolado, e é somente graças à participação na vida e no sofrimento de Cristo que as atividades apostólicas podem ser fecundas. Oração e sacrifício, portanto, devem permear intimamente toda a nossa atividade, de tal modo a estarmos sempre mais imersos na vida de Cristo”.

Portanto, tiremos as vendas de nossos olhos, abramos o nosso coração para podermos enxergar as necessidades ao nosso redor. E que, não se limite somente, no período quaresmal este espírito de sacrifício, não obstante, busquemos viver constantemente uma vida mais fraterna.
Noviço Marco Antonio



Fonte: LEI DA SOCIEDADE DO APOSTOLADO CATÓLICO, Santa Maria, 2002.
RUBIRA, Pe. Elmar Neri, SAC. São Vicente Pallotti e a prática dos exercícios quaresmais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário