sábado, 15 de junho de 2013

Pe. Ricardo Henkes, SAC

            Richard Henkes nasceu em 26 de maio de 1900 em Ruppach, uma aldeia no Westerwald, perto de Montabaur na Alemanha . Com a intenção de se tornar um missionário palotino em Camarões , mudou-se em 1912 da escola estadual para uma escola de estudo palotino.  Seu diretor espiritual era então o Pe. José Kentenich . Richard Henkes participara entusiasticamente na vida da recém-fundada Comunidade de Vida Cristã e tornou-se diretor da seção missionária.
             Em 1918 , ele foi convocado para o serviço militar em Darmstadt , onde ele teve que aprender que  não poderia realizar todos os seus altos ideais. Em 1919, ele completou seus estudos e fejuntou-se aos Palotinos. Em 1921 , fez suas promessas pela primeira vez e, depois de superar uma crise espiritual, foi ordenado sacerdote em 1925 em Limburg .
            Henkes ensinava aos jovens na escola Palotina de Schoenstatt , no Alpes e novamente em Schoenstatt.
             A fim de evitar ser inscrito na Wehrmacht , o Vigário Geral Nathan von Branitz nomeou-o como administrador da paróquia de Strandorf (1941-1943), na região de Hlučín. Como pároco exertava os fiéis atraavéz de pregações e muitos retiros a respeito das atrcidades da guerra, e nessa posição estava protegido do serviço militar, livre para cumprir sua missão.
             Finalmente, em 08 de abril de 1943 Richard Henkes foi preso em Racibórz pela Gestapo por causa de um sermão que deu em Branice sobre o papel desempenhado pela Wehrmacht. Em 10 de julho daquele ano, ele foi transferido para o campo de concentração de Dachau . Não tinha que fazer trabalho forçado em fábricas. Apesar disso, ele manteve-se firme na sua fé, partilhando a sua comida com muitos outros e incentivando seus companheiros de prisão.
            Apesar de não ser muito dotado para as línguas, ela aprendeu a falar checo , porque queria ficar depois da guerra como capelão no Oriente. Desde a primavera de 1944, ele trabalhou em uma sala do Bloco 17, formado em sua maioria por tchecos .
Quadro a óleo da Escola Superior de Filosofia e Teologia em Scoenstatt.
Mostra o padre Henkes cercado de cenas que expressam sua vida como prisioneiro
no campo de Concentração de Dachau.
            Já no fim da guerra, estourou em Dachau a segunda maior epidemia de febre tifóide . A 11 fevereiro de 1945 foi chamado para ser voluntário entre padres alemães, para dedicar-se a cuidar dos doentes. Como Henkes sabia que era uma ameaça mortal, fechou-se com os doente para cuidar deles.                   Depois de algumas semanas, ele também ficou doente e veio a falecer.
         
Em 25 de maio de 2003, o Bispo de Limburg, em cuja diocese se localiza o local de nascimento de Richard Henkes, começou o processo de beatificação.
Adaptado de http://es.wikipedia.org/wiki/Richard_Henkes, em 15/06/2013.
Pe. Ricardo Henkes, SAC.HOLZBACH, A. Tradução Willi Krause, João Baptista Quaini - Santa Maria: biblos, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário