segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Vocação do leigo ao apostolado segundo São Vicente Pallotti


De acordo com a visão de São Vicente Pallotti, o apostolado não é privilégio ou monopólio nas mãos de alguns, mas é propriedade de todos os cristãos[1]. Todos são chamados ao apostolado, e assim, obrigados pelo mandamento da caridade, a procurar a própria salvação e a salvação eterna do próximo[2].
Para propagar a fé e reacender a caridade em todo o mundo, São Vicente Pallotti faz uma proposta inovadora em seu tempo: “convidar também os leigos” de qualquer estado de vida, grau de instrução, profissão e condição social, a assumirem o apostolado na Igreja de Jesus Cristo[3]. Esses, animados de verdadeira fé e caridade cristã, e utilizando-se dos meios temporais, com ações específicas em seu campo de trabalho, são convidados a serem verdadeiros cooperadores para o crescimento do Reino de Deus. Pallotti se dirige ao Povo, propondo uma adesão de todos a assumirem a missão de cooperadores na missão salvífica[4]. Os leigos deveriam ser agentes ativos e não receptores passivos, destinatários da Evangelização, pois também eles, pelo batismo são apóstolos.
Em sua vida pessoal, São Vicente Pallotti já havia realizado de maneira dinâmica e eficaz a experiência apostólica, e sentia a necessidade de expandir essa missão e de envolver a todos na busca da própria santificação e a santificação das almas. Motivando os leigos a assumir o apostolado Católico, Pallotti não somente adverte sobre a falta de operários para promover a fé onde ainda não existe, mas, em unir as forças para reavivá-la e reforçá-la entre os cristãos. Pallotti encontra um lugar para cada cristão na Ação Evangelizadora, mas enfatiza com veemência, que as ações devem ser realizadas em unidade e não isoladamente. Segundo São Vicente, não existe obra mais agradável a Deus, que cooperar para a realização da Sua vontade na salvação de todos. Pallotti exorta a todos a compreenderem sua vocação particular e a fazer parte dessa obra, realizando com amor e generosidade o Projeto de Salvação, iniciado pelo Senhor.
O Apostolado Católico de Pallotti é uma manifestação visível do chamado de Deus a reunir todos os cristãos, não em vista de uma organização, mas em vista primeiramente, de um empenho pessoal, no qual cada pessoa motivada pelo amor de Cristo e pelo desejo de salvação do próximo, se esforce o máximo possível em fazer de sua vida um sinal visível e eficaz de cooperação do plano salvífico de Deus.
                                                                                                                                                             Pe. Elmar Neri Rubira, SAC






[1] Cfr. OOCC III, p. 139.
[2] Cfr. OOCC IV, p. 4.
[3]Cfr. OOCC 145-146.
[4] Cfr. OOCC IV, p.119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário