sábado, 25 de novembro de 2017

Sobre a causa dos santos da família palotina

          No dia 20 de novembro, o Seminário Maior Palotino teve a alegria de acolher em nossa casa, o padre Jan Korycki SAC. Ele é sacerdote palotino, polonês, e trabalhou por muitos anos como postulador geral em Roma. Padre Korycki veio por ocasião da Assembleia dos padre da nossa Região Mãe da Misericórdia no Rio de Janeiro. Contudo, houve uma oportunidade de dirigir algumas palavras aos formandos de nosso seminário. 
          Padre Korycki, por ter trabalho durante tanto tempo na causa dos santos, partilhou conosco como foi a experiência nesse apostolado e nos apresentou, com grande riqueza e sabedoria, os diversos casos do caminho de santidade na nossa comunidade dos palotinos. 
        O Concílio Vaticano II ensina claramente que "todos os cristãos são, pois, chamados e obrigados à tender a santidade e perfeição do próprio estado" (LG 42). 
          A União do Apostolado Católico (UAC) não tem uma história muito longa, e não tem vários modelos de santidade beatificados e canonizados: apenas o fundador São Vicente Pallotti, dois mártires: Józef Jankowski e Józef Stanek e beata Elisabetta Sanna. Mas temos um grande número de membros da UAC, que estão no caminho para os altares.
Relíquia Ex Corpore da Beata Elisabetta Sanna
          Atualmente os palotinos são responsáveis pelas causas de canonização de dois beatos e causas de beatificação de dezesseis candidatos aos altares: oito pessoas em nível apostólico, ou seja, no Vaticano e oito a nível diocesano, em vários países. Algumas causas com o nível diocesano já  canonicamente aberto, outros estão em processo de preparação para o processo canônico.
          Ao grupo de cinco Servos de Deus mártires pertencem quatro sacerdotes SAC: Franciszek Bryja, Franciszek Kilian, Norbert Pellowski, Jan Szambelańczyk e um irmão palotino Paweł Krawcewicz. 
          Nas várias dioceses do mundo, como palotinos somos responsáveis por processo de beatificação de oito pessoas: Pe.Stanisław Szulmiński na Rússia, Pe. Franz Reinisch em Alemanha, Dom Heinrich Viete em Camarões e cinco mártires na Argentina: três sacerdotes, um estudante do Seminário Maior e um postulante.
         Esse período que o Padre Jan Korycki passou conosco foi de grande alegria, crescimento espiritual, humano, carismático e comunitário. Com o seu exemplo de vida, nos ensinava como um irmão mais velho. Louvamos e bendizemos a Deus pela vinda do Padre Korycki em nossa casa. Deus o abençoe e São Vicente Pallotti seja sempre um caminho de inspiração para a santidade. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário