terça-feira, 30 de agosto de 2016

Instituição de Leitor e Acólito


No último dia 31 de julho, na Igreja de São Sebastião, em Pendotiba (Niterói), foi celebrada a Santa Missa na qual dois de nossos coirmãos receberam os ministérios de Leitor e Acólito.
O Padre José Rodrigues Filho SAC, superior regional, presidiu a Eucaristia concelebrada também pelos padres Gilmar Simplício SAC, Reitor do Seminário Maior Palotino e Adenilson Gomes SAC, Diretor do Postulado.


O Confrade José Luíz SAC, que cursa o seu sexto ano de formação, recebeu o Ministério de Leitor, e o Confrade Rafael Moura SAC, que está no último ano de formação, recebeu o Ministério de Acólito.



Tais ministérios são conferidos ordinariamente como etapa no caminho para o sacerdócio, e aproximam, segundo suas respectivas finalidades, os seminaristas ainda mais do altar onde, depois de ordenados, celebrarão os santos mistérios.  

O Leitor tem como dever proclamar a Palavra de Deus aos irmãos, buscando sempre conformar sua vida aos ensinamentos das escrituras e servir como exemplo aos demais.




O Acólito passa a servir auxiliando o sacerdote nas funções do altar, devendo zelar nas celebrações por aquilo que nos é mais sagrado, no amor à Eucaristia que, também como ministro extraordinário, distribui aos fiéis. 










 Após a celebração, familiares e amigos puderam cumprimentar os novos Leitor e Acólito em uma pequena confraternização oferecida pela comunidade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário