segunda-feira, 24 de novembro de 2014

XI Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade – conclusão

Congresso-Consultivo-2014
O XI Congresso Consultivo dos Superiores Maiores da Sociedade foi realizado entre os dias de 5 a 11 de outubro de 2014, no Centro de Espiritualidade São Vicente Pallotti, Grottaferrata. Roma. Com a presença de oito membros do Conselho Geral, treze Reitores Provinciais e sete Reitores Regionais de todo o mundo. As sessões foram moderadas por Pe. John Kelly (IR) e pelo Pe. Piotr Krakowiak (PN).Juntamente com os secretários, tradutores e o assistente tecnico, o número total de membros neste evento era trinta e seis.

Seguindo o espírito da XX Assembleia Geral, o atual Congresso tem refletido sobre estas palavras de São Vicente Pallotti: "A regra fundamental da nossa congregação é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo" (OOCC III, 40). As palavras de São Paulo reforçaram ainda mais o tema principal: "Nenhum de nós vive para si mesmo... Porque se vivemos, vivemos para o Senhor" (Rom 14, 7 – 8). O principal tema foi apresentado por nosso coirmão, o Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Julio Akamine. Sua profunda reflexão espiritual, bem como sua presença foi uma experiência agradável e enriquecedora para todos os participantes.
O Reitor Geral, Pe Jacob Nampudakam no seu relatório intitulado "A Alegria de ser Palotino", apresentou seus pensamentos tocando não só os vários aspetos da vida e do apostolado da Sociedade, mas também oferecendo uma visão otimista para o futuro desenvolvimento da Sociedade através da fidelidade ao nosso carisma e fortalecimento o espírito de cooperação entre todos os membros da Sociedade.
Com base nos relatórios recebidos dos Superiores Maiores, em preparação para o Congresso, foram apresentados em diferentes dias os seguintes temas: Colaboração na Sociedade (Pe. Adam Golec), Os sinais dos tempos e as nossas respostas (Pe. Martin Manus), compromisso com a formação como uma resposta aos atuais desafios da nossa vida consagrada (Pe. Francesco Harelimana), novas estratégias para as missões (Pe. Jean Bertrand), transparência financeira (Pe. Gerald Dwyer), os encontros Continental (Pe. Jeremias Murphy), os questões jurídicas (Pe. Vitaliy Gorbatykh) e envelhecimento em comunidade (Pe. Helmut Scharler). À luz dessas considerações ao longo da semana, os participantes fizeram uma série de propostas que irão orientar a ação futura.
Antes de conclusão do Congresso, foi feita uma avaliação de todos os aspetos do Congresso. Os participantes disseram quase unanimemente que todo o evento foram realizados de uma forma muito fraterna, ordeira e pacífica. Em suas considerações finais, o Reitor Geral agradeceu a todos os participantes, colaboração da Província Italiana "Rainha dos Apóstolos" e disse que os três principais desafios lançados pelo Congresso são: nossa fidelidade a Jesus, o Apóstolo do Pai Eterno, descobrir mais profundamente o "tesouro escondido" da herança espiritual de São Vicente Pallotti e o compromisso de promover o espírito de cooperação em todos os níveis em nossa Sociedade. Durante a missa de encerramento em honra de Maria, Rainha dos Apóstolos, o Reitor Geral lembrou aos participantes mais uma vez que as nossas vidas e nosso apostolado Palotino encontra a sua síntese em entrar no Cenáculo, para permanecer no Cenáculo e na partilha de Cenáculo, como queria que o nosso Santo Fundador.
fonte: www.sac.info (acesso em 24 de novembro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário