terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

A experiência do Noviciado Palotino em Cornélio Procópio | Rafael Moura de Oliveira SAC


Santuário de São Vicente Pallotti | Ribeirão Claro/ PR



Desde algum tempo, um dos dois anos do noviciado, aquele chamado como ano canônico, tem sido feito na cidade de Cornélio Procópio – Paraná, em conjunto com outras comunidades palotinas da América do Sul. Essa iniciativa tem como principal objetivo proporcionar uma maior aproximação entre os palotinos deste continente.   

Pode-se dizer que essa parceria já tem dado bons frutos, uma vez que se tem a oportunidade de conhecer melhor a realidade palotina do Brasil inteiro e do continente, além de romper com as barreiras culturais, já que por ser um território muito grande e diversificado tem-se a dificuldade e a possibilidade de se ‘esbarrar’ em formas e modos de se pensar muito diferentes para cada região.

A riqueza de poder aprender com o outro, na partilha e na vivência comunitária é a grande vantagem para ruir as barreiras sócio-culturais pois o ser humano tem a necessidade de descobrir novas coisas e de conviver com seu semelhante: vivendo-se bem estas diferenças, de fato é um grande trunfo!

A experiência do noviciado Sul-americano é uma riqueza inesgotável; aqueles que se põem com o coração aberto para se conhecerem e a partir daí conhecerem os outros faz deste período um novo florescer de acolhida, já que todos aqueles que são chamados a se consagrarem à vida palotina são convidados a se colocarem a disposição para conhecerem o diferente. E nada mais enriquecedor do que fazer já isso dentro do próprio período formativo, e não depois!

Outro grande fator positivo é a oportunidade de contar com formadores com excelentes aptidões para colaborarem com os jovens noviços. O processo formativo passa desde um auto-descobrimento até à descoberta de como ser palotino, começando por saber quem é São Vicente Pallotti, o que ele queria, quais eram seus sonhos e ideais até à vivência das promessas e das leis, mostrando que estas últimas não são apenas regras a seguir mas estão intimamente ligadas à realização do Evangelho.

Os jovens que ali passam são conduzidos para uma sincera e reta intenção de se tornarem consagrados a Deus através da Sociedade do Apostolado Católico, sempre orientados na vida fraterna e missionária.


Enfim, o noviciado é um período que, para os que têm coração aberto, proporciona um eficaz descobrimento de como dever ser um verdadeiro palotino segundo o que São Vicente Pallotti desejava.

Rafael Moura de Oliveira SAC 
Cornélio Procópio / PR
Noviciado Palotino 2013 | Noviços e Formadores

Passeio comunitário |  Foz do Iguaçu / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário