domingo, 5 de janeiro de 2014

Epifania do Senhor


“Vimos a sua estrela no oriente, e viemos adorá-lo” 

Para a Família Palotina a solenidade do Oitavário da Epifania se reveste de significado especial. Nosso Santo fundador propagou esta solenidade em toda a cidade de Roma, e durante todo o Oitavário as celebrações contavam com grande números de fiéis. Em duas ocasiões o Papa Pio IX esteve presente na Basílica de Santo André, para o encerramento. No manifesto que segue, São Vicente Pallotti apresenta a finalidade Oitavário: o crescimento, a defesa e a propagação da Piedade e da Fé. 


(Do manifesto para o Oitavário da Epifania de 1843 escrito por São Vicente Pallotti) 

Sagrado Oitavário da Epifania de Nosso Senhor Jesus
Para o crescimento, defesa e propagação da Piedade e da Fé 
O amor infinito de Deus pela humanidade foi manifestado na doação de Seu Filho Unigênito feito homem por nós, no momento no qual o mundo não o pensava, não o merecia e mesmo assim, de fato o doou, mesmo prevendo que o mundo haveria de rejeitá-lo, a exceção de poucos que o teriam aceitado. 
O Santo Natal nos recorda este precioso dom, reconhecido pelos pastores junto a Gruta de Belém. Na Epifania, os Magos, Reis do Oriente, guiados pela estrela, O adoraram como o prometido pela eternidade, anunciado pelos profetas e esperado por todos. 
Hoje, filhos da Igreja, é o tempo propício, o dia da Salvação, no qual, com a celebração desta solenidade, com os sacrifícios, com as orações, com a Palavra de Deus, a Igreja desperta no coração de cada um de nós a caridade e a gratidão a Nosso Senhor Jesus, ao Pai que O doou e ao Espírito Santo. 
Na intenção de promover estes santos propósitos da Igreja, a União do Apostolado Católico, sob a especial proteção de Maria Santíssima, Rainha dos Apóstolos, celebra, agora e sempre o solene Oitavário da Epifania. 
Bem Aventurados aquele que com tal anuncio, a exemplo dos Santos Magos, correrão a reconhecer e adorar Jesus, porque através d’ELE conseguirão a plenitude da Santidade. 

Epifania é a festa da vocação dos povos ao cristianismo e à salvação. Pallotti queria que todos escutassem este chamado, se convertessem e fossem salvos.


Padre Elmar Neri Rubira - Diretor do Período Introdutório Sul-Americano (Noviciado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário