terça-feira, 6 de agosto de 2019

SEMINÁRIO NOVO É HISTÓRIA NOVA

UMA IGREJA DE COMUNHÃO: Encontro com os Reitores Maiores Sul-americanos

Dos dias trinta de julho a dois de agosto ocorreu o encontro dos Reitores (Superiores) Maiores Palotinos Sul-americanos. O encontro iniciou com a celebração de bênção da nossa nova casa de formação (Seminário Maior Palotino), situada na Rua Planalto Mineiro, Vila Valqueire, Rio de Janeiro. A bênção foi dada pelo Reitor Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Padres e Irmãos Palotinos), Pe. Jacob Nampudakam SAC, que se fez presente. O Reitor do Seminário Palotino, Pe. Daniel Luz Rocchetti SAC, fez uma alocução antes da bênção na qual recordou de todos os benfeitores, jurisdições beneméritas e padres que se empenharam na construção da nova casa de formação.  






Após a bênção ocorreu a Santa Missa de abertura do Encontro e também a Instituição do Leitorato ao confrade Bruno Bauer SAC. Instituído pelo ministério de Leitor o Ir. Bruno deve colaborar na missão confiada por Jesus a sua Igreja, que é anunciar o Evangelho a todos os povos, através desse ofício particular. Pe. Jacob SAC, presidente da celebração, disse em sua homilia que a Igreja Sul-americana possui uma característica muito particular: ser uma Igreja de Comunhão. Como palotinos devemos contribuir para que o aspecto da Igreja de Comunhão seja cada vez mais preservado e promovido, portanto, a nossa Região não deve ser um aglomerado de paróquias ou demais serviços isolados, mas deve viver a identidade comunitária, que já é presente em nosso carisma, porém precisa ser reforçada. 


No fim do encontro, os Reitores ficaram muito agradecidos pela acolhida e alegres por terem conhecido o Rio de Janeiro. Cada um recebeu algumas lembranças de nossa cidade, que levaram para os seus lugares de proveniência. E não parou por ai, nossa casa na outra semana já foi sede do encontro dos Superiores Maiores Palotinos da America do Sul e que terminou de maneira bem reavivante.


 Pe. Jacob Nampudakam SAC ao final do encontro desejou ter um encontro conosco (seminaristas) e se baseou em quatro pontos. Esses quatro pontos tem por função uma amorosa exortação dele para conosco acerca de como devemos observar a vida de palotinos.

1º PONTO: A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
São Vicente Pallotti deixou escrito os 33 pontos fundamentais de nossa Regra. O primeiro ponto é “A regra de nossa mínima congregação é a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, para imitá-lo com humildade e confiança [...]”. Conforme dito pelo Pe. Geral, temos de a cada dia recordar que a Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo é o nosso primeiro passo para nos transformarmos em bons palotinos. Certa vez os primeiros companheiros de Pallotti pediram um estatuto, ele apenas respondeu “tendes o evangelho, basta”, isso deve ser efetivo também para nós hoje.

2º PONTO: Somos Palotinos na Igreja.
Seguindo as palavras do Pe. Jacob, Deus inspirou em São Vicente Pallotti um dom para a Igreja, ele experienciou o Amor Infinito, a Misericórdia Infinita de Deus. A experiência com Deus foi o caminho para Pallotti e também deve ser o nosso. 
Todos nós, chamados por Deus, experimentamos um dia o Amor Infinito. Toda resposta que damos na nossa vocação é uma resposta ao Amor Infinito, será a própria experiência que cada um tem com Deus. Essa resposta é dada no serviço a Igreja, na escuta do grito do povo. O palotino deve ser aquele que ouve os gritos do povo de Deus, da Igreja; e a Igreja deve servir. 
São Vicente foi na Igreja um Apóstolo e Místico. Carecemos sentir no coração o espírito palotino e não abandoná-lo jamais, é esse espírito que caracteriza a nossa presença na Igreja. Portanto, fazer tudo como palotinos, como comunidade palotina para a Igreja.

3º PONTO: Formação.
Um palotino nunca está cem por cento formado. A formação palotina é permanente. Vivenciar os primeiros anos da formação no seminário é fundamental para que, de acordo com sucessor de Vicente Pallotti, possamos alcançar o objetivo cristão e palotino: conformar a nossa vida com a Vida de Jesus Cristo. A nossa meta é ser semelhante a Jesus. Precisamos ser humildes, ter uma vida de sacrifício, sem o espírito de sacrifício não alcançamos o progresso. 
Também é importante fazer justiça na Graça de Deus. A Justiça. É preciso desenvolver em nós a Justiça de Deus. É preciso que sejamos palotinos de grande coração, generosos, bons e justos. A consagração é uma expressão de nossa sincera generosidade e gratidão a Deus.

4º PONTO: Missionariedade.
Por fim, o Garantidor do Carisma Palotino rememorou-nos que temos também uma espiritualidade missionária, pois seguimos a imagem de Jesus Cristo Apóstolo (Enviado) do Eterno Pai, ou seja, somos agentes para a continuidade da Obra de Salvação feita por Jesus. 
A Missão de Jesus Cristo foi compartilhar a vida do Pai. Somos pastores e o povo nos espera, precisamos estar voltados para o povo de Deus, principalmente para os pobres e crianças. Um palotino é feliz quando se dedica a transmitir a Missão de Jesus ao povo. 
É significativo estarmos atentos que não estamos sozinhos, “isolados no Rio de Janeiro”. Ser Palotino-Missionário é notar que estamos em comunidade, a missão engrandece a comunidade. 

Pe. Jacob Nampudakam SAC conclui o encontro dizendo que carecemos fazer tudo com o coração cheio de generosidade; que tudo está relacionado à Graça de Deus e que é necessário dar Glória a Deus oferecendo a ele tudo o que fazemos. A generosidade de coração e graças a Deus!

Ir. Bruno Bauer SAC

e Nov. Rafael Rios



Nenhum comentário:

Postar um comentário