sexta-feira, 14 de junho de 2019

Vigília de Pentecostes Palotina

VIGÍLIA DE PENTECOSTES


Na noite do último sábado (08) aconteceu a Vigília de Pentecostes, na paróquia São Roque, promovida pela União do Apostolado Católico (UAC) e Juventude Palotina (JP). A vigília teve início às 19h com a missa da padroeira dos palotinos, Nsa. Rainha dos Apóstolos, presidida pelo reitor do seminário, pe. Daniel Rocchetti SAC.


A vigília teve a presença dos jovens das paróquias palotinas de Niterói, da Maré, de São Roque, Nsa. Medianeira, Santa Isabel e do Santuário da Divina Misericórdia. Os momentos de adoração foram conduzidos por diversos grupos e pastorais (entre eles o grupo das Mães que Oram pelos Filhos, Grupo de Oração da paróquia de São Roque, Catecumenato de Jovens, Aliança de Casais com Cristo, MEJ, etc.) e finalizou com a oração pelas mães, conduzida pelos jovens.

Assim como a Igreja se reuniu no cenáculo em Pentecostes com a Mãe de Jesus para invocar o Espírito Santo, a família Palotina se reuniu neste fim de semana com o mesmo objetivo. A presença do grupo das Mães que Oram pelos Filhos e o momento de oração no final da adoração demonstram o olhar palotino sobre Pentecostes: naquele momento Jesus exalta sua Santa Mãe como Rainha e nós, igualmente, exaltamos nossas mães. 
Outro aspecto interessante é a linguagem Palotina. Em Pentecostes os apóstolos, após receber o Espírito, saem falando em línguas e todos os povos os entendem e conseguem receber o anúncio do Evangelho por meio deles. A vigília, da mesma maneira, falou a linguagem dos mais diversos carismas presentes na Igreja, deixando todos confortáveis na presença de Jesus Eucarístico por toda a noite.


Entre momentos de oração, louvores, exortações e emoções, a vigília teve a inegável presença do Espírito Santo de Deus a todo momento e demonstra, vivamente, o que quer dizer Jesus quando diz:
“Eis aqui minha mãe e meus irmãos.Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Mateus 12, 49s

Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!
São Vicente Pallotti, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário