sábado, 7 de janeiro de 2017

Nota de Falecimento - Pe. José Maslanska SAC


Pe. José Miguel Maślanka SAC
Local de Nascimento: Lodygowice – Diocese de Cracóvia – Polônia.



Datas importantes:
Nascimento: 20 / 09 / 1933
Consagração Perpétua: 05 / 07 / 1953
Ordenação Sacerdotal: 11 / 06 / 1959
Chegada ao Brasil (Rio Grande do Sul): março de 1971
Tornar-se membro da Delegatura Polonesa no Brasil: janeiro de 1985
Nova paróquia da Delegatura – Novo Airão: fevereiro de 1989
Jubileu de Ouro Sacerdotal: 2009 e 36 anos na paróquia em Novo Airão – AM. Falecimento: 06 / 01 / 2017



Pe. José Maslanska SAC foi grande missionário em terras brasileiras, principalmente no Amazonas. Cuidou muito bem das comunidades ribeirinhas, pastoreando-as com esmero e dedicação. Nos primeiros anos de Brasil, ele esteve vinculado à Província Nossa Senhora Conquistadora, mas depois compôs a Delegatura Polonesa, quando em 1973 outros compatriotas vieram atuar na Igreja do Brasil. Mas já estava apaixonado pelas águas e paisagens amazônicas e por isso, não deixou de trabalhar por lá nenhum ano se quer, até o dia em que, como ele mesmo dizia, “o Senhor viria ao seu encontro e ele seria arrebatado”.
No dia 06 de janeiro de 2017, dia em que a Igreja Universal celebra a Epifania do Senhor, a Luz de Deus se manifestou a ele, servo bom e fiel. Nesta data, especial para nós padres e irmãos palotinos, Pe. José Maslanka SAC encontrou-se para sempre com o Seu Senhor.


Na página do facebook da Paróquia Santo Ângelo, de Novo Airão-AM, vemos escritas as seguintes palavras: “É com muita tristeza no coração que hoje o nosso querido padre José foi para os braços do pai. Mas com a alegria imensa de que todos aqueles que o verdadeiramente o conhecia podem dizer que ele completou sua missão aqui na terra. Quantos batizados, primeiras comunhões e casamentos ele não fez aqui? Muitas pessoas ele ajudou.

E esse sim todos sabemos que amava Novo Airão.

Para não mais prolongar, a Paróquia Santo Ângelo anuncia que seu corpo chegará às 8h30min deste sábado, seu corpo será velado na igreja Matriz e a missa de corpo presente será as 15h (hora da misericórdia) seu sepultamento será logo após a missa, horário que não está/será definido por que haverá homenagens a este homem que muito fez por Novo Airão”.

E como é nosso costume, rezemos:


Ordenação Sacerdotal do Pe. José Maslanska 
(Na morte de um membro da Sociedade do Apostolado Católico)
L.: Confiamos hoje ao Senhor especialmente nosso irmão Pe. José Maslanska SAC que ele chamou deste mundo à sua presença.
T.: Escutai, ó Deus, as súplicas que vos dirige nossa comunidade, a partir da fé no Senhor Ressuscitado.
L.: e confirmai em nós a esperança de que, junto com nosso irmão Pe. José Maslanska SAC que chamastes deste mundo, vamos ressuscitar com Cristo para a vida nova. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor.
T.: Amém.”

Rezemos Santas Missas e a oração do Santo Terço em sua intenção

Pe. Daniel Rocchetti SAC

Um comentário:

  1. Querido amigo que tive a graça de conhecer quando chegou em Manaus, suplico ao Senhor da Gloria que te receba como filho amado e que um dia possamos nos ver na pátria celeste.

    ResponderExcluir