quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Carta de Natal do Padre Geral | Pe. Jacob Nompudakam, SAC

Societas Apostolatus Catholici
PALLOTTINI RECTOR GENERALIS
Roma, Natal de 2015



aros amigos, saúde e paz da Casa Generalícia de Roma!
Para os augúrios natalinos deste ano, gostaria de convidar a todos os membros da Família Palotina a contemplarem o Mistério da Encarnação, na companhia de Maria.

O Evangelho apresenta três ícones marianas que são, de particular importância, para todos os membros da Família Palotina: "Maria em Belém", "Maria em Nazaré" e "Maria no Cenáculo", sendo que a primeira e a segunda são eventos celebrativos, durante as festividades natalícias.

No ícone "Maria em Belém", Ela olha, vive e contempla fatos e palavras que possam ser consideradas como origem do nosso carisma. Pallotti, de fato, recordava ‘Belém’, que significa ‘Casa do pão’, como símbolo da nossa ‘mínima Congregação’, para evidenciar nela a abundância do "...ali-mento espiritual e dos meios necessários para a aquisição da mais sublime perfeição, para cooperar com a maior glória de Deus e a salvação das almas". Por isso, Pallotti acrescentou esta afirmação extraordinária: "Somente alguns [...] na Congregação da Pia Sociedade [...] poderiam dizer... hoje nasceu para você cooperados... a sua salvação, porque de certa forma poderá chamar de seu salvador" (OOCC 11, pp. 15-16). E Maria, "observava" todos os acontecimentos de Belém, meditando-os em seu coração, e continua a nos atrair para nutrir também a nós como verdadeiro Pão da Vida.

O ícone de "Maria de Nazaré" nos dispõe e nos prepara interiormente a fazer de Cristo a ‘Regra fundamental da nossa vida’. Em Nazaré, Jesus "...viveu na humildade, na pobreza, nas fadigas diárias, e no exercício das perfeitas virtudes, em plena Obediência ao Pai Celeste, e com a perfeita sujeição à Virgem Santíssima, Maria sua Mãe, e a São José, seu pai putativo" (00CCX111 — 1, p. 129). Maria de Nazaré, que contemplou tudo isso, agora nos ajuda a transformar-nos em Cristo.

O ícone de "Maria no Cenáculo", nos ajuda a receber as abundâncias do Espírito Santo. Vicente Pallotti desejava profundamente que todos: leigos, pastores, sacerdotes, religiosos, religiosas e consagrados tivessem Maria, depois de Jesus Cristo, o modelo mais perfeito do autêntico zelo apostólico e da caridade perfeita. O Cenáculo, com a presença de Maria Rainha dos Apóstolos, torna-se o lugar da comunhão universal para receber a plenitude do Espírito Santo, que nos conduz e nos guia na missão de "evangelizar todas as nações" (Mt 28, 19).

Nós, membros da Família Palotina, enquanto celebramos o nascimento do nosso Salvador Jesus Cristo, que tipo de inspiração espiritual podemos tirar destes ícones marianos?
Belém, casa do pão’, nos convida a dar um verdadeiro fundamento espiritual à nossa vida e ao nosso apostolado e nos desafia a percorrer a ‘via estreita’ da vida de santidade. Quanto seria bonito, se todos nós pudéssemos nos tornar mais contemplativos e místicos, como São Vicente Pallotti, que respirava Deus em toda parte e sempre!

‘Nazaré’ é o lugar onde se encontra com a pessoa de Jesus Cristo, e se interioriza os valores evangélicos da pobreza, da simplicidade, e da suprema obediência ao Pai Celeste. Se a vida de Jesus se torna verdadeiramente a 'regra da nossa vida e do nosso apostolado', nos tornaremos apóstolos e missionários mais autênticos.

O Cenáculo’, é o lugar da comunhão universal e da transformação interior, como bem exprimiu o nosso fundador a respeito de Maria: "...eu, juntamente com os apóstolos, no Cenáculo,.... ficamos repletos do Espírito Consolador, em uma assídua oração [...]; Eu, o filho, gostaria de vê-lo rico dos tesouros da Divindade, gostaria de vê-lo todo transformado em Deus para torná-lo Ministro do Evangelho mais útil às almas, e para procurar mais eficazmente a glória do Pai celeste; ame a oração; que ela seja o seu alimento, a sua bebida, o seu repouso" (Mês de Maio para os Eclesiásticos, 00CC XLVI, 440-441).

Assim, estes três ícones marianos apresentam à toda a Família Palotina três ‘desafios’ espirituais e apostólicos: o desejo de uma profunda experiência do infinito amor e da misericórdia infinita de Deus; o seguimento de Cristo, ou seja, escolher Jesus como regra da nossa vida e do nosso apostolado e um sério empenho apostólico e missionário, quais apóstolos de Jesus. Ele, o 'Verbo feito carne', é também o Exemplo Perfeito da perfeição divina: que a nossa vida seja centrada, sempre mais, na vida de Jesus!

O 'Emanuel' é a nossa fonte de alegria. "A alegria do Evangelho se experimenta, se conhece e se vive quando doa a Palavra e a si mesmo" (Papa Francisco, Viagem apostólica nos USA, 23.09.2015). A alegria do Evangelho é, por sua própria natureza, autor revelação; uma vez conquistada, não pode permanecer escondida, mas necessita ser partilhada. Ela consiste no "desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto experimentado da infinita misericórdia do Pai" (Evangelii Gaudium, 24). Por conseguinte, o Ano Santo da Misericórdia deverá ser uma ocasião não só para que experimentemos a infinita misericórdia do Pai, mas para exprimi-la na vida cotidiana com gestos de perdão, de reconciliação, de diálogo e com obras de misericórdia corporal e espiritual.

A exemplo da Sagrada Família de Nazaré, nós, membros da Família Palotina, somos convidados a reforçar o mais possível as nossas relações de amizade e a viver o espírito da União, procurando transformar toda a família humana em um lugar de comunhão e renovando, particularmente, o nosso empenho no cuidado e na proteção das crianças.

A Sociedade do Apostolado Católico está preparando a sua XXI Assembleia Geral, que acontecerá nos meses de setembro/outubro de 2016, tendo como tema principal: "A Regra fundamental da nossa Congregação é a Vida de nosso Senhor Jesus Cristo" (00CC III, 40). A Congregação das Irmãs Missionárias do Apostolado Católico também está preparando o seu Capítulo Geral, que será no mês de junho/julho de 2016, com o tema: "Acordem! Encontrem Cristo! Sejam testemunhas de alegria no mundo!" Esses dois eventos são importantes e requerem o auxílio da nossa oração.

Rezemos, sobretudo, pela paz no mundo, de modo particular pelos países que vivem na guerra e na violência: que Jesus, o 'Príncipe da paz', toque o coração de todos nós, com a compaixão e o espírito de solidariedade!
Fuga para o Egito de Giotto. Capela degli Scrovegni, Padova 
Protejamos, enfim, a nossa ‘casa comum’, da atividade e da exploração, defendendo com coragem a dignidade de toda pessoa humana e a beleza de toda a criação!

Em nome de toda a comunidade da Casa Geral, desejo a todos vocês um FELIZ NATAL e um ANO de 2016, rico de frutos. Desejo a todos vocês a alegria e a paz do Santo Menino de Belém!


Fraternamente em S. Vicente Pallotti, 
Pe. Jacob Nompudakam, SAC, Reitor Geral da SAC e Assistente Eclesiástico da União

"Na raiz do Evangelho da misericórdia, o encontro e a recepção do outro entrelaçam-se com o encontro a recepção de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa!"

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário