segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Festival Palotino da Canção e Dia Esportivo Palotino (2015)

Nesse último final de semana (5 e 6 de setembro), aconteceu Guapimirim, no Cenáculo Mãe do Divino Amor, o 25º Festival Palotino da Canção e o 3º Dia Esportivo Palotino. Apesar de toda apreensão causada pela chuva e o frio, evento superou as expectativas contado a grande participação de todas nossas Paróquias do Rio de Janeiro, Niterói, Cachoeiras de Macacu e Itaperuna, além da paróquia de Volta Grande (MG), onde já trabalharam os padres e irmãos Palotinos, e atualmente está aos cuidados dos padres da Diocese de Leopoldina.

O Festival Palotino da Canção em sua 25ª edição contou com Bandas das paróquias de Itaperuna (Santa Rita e Nossa Senhora do Rosário de Fátima), de Niterói (São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima) do Rio (São Roque, Santa Isabel e Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças) e de Minas Gerais (São Sebastião em Volta Grande). O Festival foi aberto com a Santa Missa, na qual estavam o Reitor Regional – Padre José Rodrigues, SAC – os membros do conselho – Padres Tadeu Domanski, SAC e Josiel Azevedo, SAC – os formadores de nossa Região Mãe da Misericórdia, alguns dos padres Palotinos que idealizaram o Festival Palotino, além do Padre João Carlos, padre diocesano e pároco de Guapimirim, na Paróquia Nossa Senhora da Ajuda.

Como de costume, foi proposto um tema ( “Quando for elevado da terra, atrairei todos a mim” Jo 12,31) e um lema ( “Vinde, gentes de todas as raças, de toda a terra, admirai, bendizei, agradecei e glorificai o meu e vosso Tudo” São Vicente Pallotti - OOCC, X, 245 e 247), que norteou a composição das músicas. As três paróquias eleitas vencedoras do Festival, neste ano jubilar, foram: Nossa Senhora do Rosário de Fátima - Itaperuna, 2º Santa Isabel – Rio de Janeiro e 3º São Sebastião – Volta Grande. O Festival Palotino se encerrou com um animado show da Banda Frutos de Medjugorje e um momento de Adoração ao Santíssimo, conduzido pelo Diácono Denis Alves, SAC.

No dia seguinte, ocorreu o 3º Dia Esportivo, organizado pela Juventude Palotina, em conjunto com toda a equipe do Festival Palotino. Foi em um clima fraterno e abençoado por Deus com a luz do sol, em um final de semana de muitas nuvens e chuva, que aconteceram as atividades esportivas. Foi sem dúvida uma experiência extraordinária, muitas pessoas puderam se reconciliar com Deus no sacramento da Confissão, experimentá-lo na sua presença Eucarística e na fraterna convivência de pessoas tão diversas, unidas por um mesmo carisma. Mais de 500 pessoas, inclusive de paróquias que não são palotinas, vivenciaram dois dias em fraterna comunhão e cooperação. Superaram o frio, a chuva e todas as adversidades, assim sendo, todos que ali estiveram foram vencedores, não importando qual modalidade disputou ou para qual banda torceu. Foi uma vivência de união, uma experiência de Cenáculo e de um modo palotino de ser Igreja para todos os presentes. Roguemos a Cristo Apóstolo do Eterno Pai, para que continue abençoando tal iniciativa apostólica.







Nenhum comentário:

Postar um comentário