quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Páscoa do Padre Cláudio


“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (Jo 11,25).


Páscoa do Padre Cláudio!

Mais uma vez fomos surpreendidos pela irmã morte neste ano de 2012. Fomos surpreendidos no dia 21 de outubro/12, Domingo, Páscoa Semanal e Dia Mundial das Missões, com o anúncio da morte do nosso confrade Pe. Cláudio Walmir Rossini, 48 anos. Ele faleceu às 09h (horário local) em Manaus/AM, enquanto oficiava a Celebração da Eucaristia. Ele estava fazendo a pregação e foi surpreendido por um infarto fulminante, morrendo já no presbitério, mesmo que socorrido por 02 médicos cardiologistas presentes na celebração que prestaram-lhe os primeiros socorros tentando reanimá-lo. O Pe. Cláudio foi encaminhado ao hospital, mas sem já sem vida. O bioquímico Geraldo Magela, que estava participando da celebração, informou que o padre começou a passar mal, logo após a leitura do Evangelho. Segundo ele, o missionário caiu e bateu com a cabeça no chão. Disse o bioquímico: “Eu o segurei no meu colo, ele olhou para mim e disse ‘Louvado seja o nome do nosso Senhor’ e desmaiou". A Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos estava plena de fiéis, especialmente porque neste horário da celebração muitos jovens e adolescentes, com seus pais e catequistas fariam a Renovação das Promessas do Batismo, preparando-se para nos próximos dias receberem a Primeira Comunhão.
Foi neste contexto celebrativo que este nosso coirmão partiu para a celebração de outra ceia, a ceia definitiva na Casa do Pai. E no Evangelho deste 29º Domingo do Tempo Comum Jesus disse a João e Tiago, filhos de Zebedeu: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. E ainda adverte Jesus aos outros discípulos: “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (cf. Mc 10,39-40.45).
E era disso que o padre Cláudio refletia com as pessoas presentes na Eucaristia. A Sra. Rute Maria Frazão Lins, integrante da Pastoral do Batismo e também presente à celebração, disse que “o padre Cláudio não se queixava de problemas de saúde. Ele nunca comentou nada. Era sempre engajado em muitos projetos paroquiais. Agora estava trabalhando na reforma da capela da Igreja Rainha dos Apóstolos”. 
A família

Pe. Cláudio Walmir Rossini nasceu no dia 02 de outubro de 1964, em Ajuricaba/RS. Filho de José Rossini e Juliana Pizzutti Rossini, ambos falecidos. Deste matrimônio nasceram 10 filhos e destes 02 já eram falecidos. 
Opção pela vida consagrada palotina

Nos anos de 1995 e 1996 o Pe. Cláudio fez o Curso de Filosofia na Faculdade Palotina, naquele período sob o nome de EFITESMA (Escola de Filosofia e Teologia Santa Maria), mas residindo na Comunidade do Patronato, em Santa Maria. Somente ingressou no seminário em 1997, para o Ano Introdutório (noviciado), em Cascavel/PR. De 1998 ao ano de 2001 fez o Curso de Teologia, no . Fez sua Primeira Consagração a Deus na Sociedade do Apostolado Católico (SAC) no dia 25 de março de 1999 e a Consagração Perpétua no dia 23 de março de 2002 e neste ano ele também fez o Ano de Estágio Pastoral na Paróquia São Roque, em Coronel Vivida/PR, onde recebeu a Ordem do Diaconato, no dia 19 de maio de 2002. E no dia 08 de setembro de 2002, na Paróquia São João Batista, em Santo Augusto/RS, foi ordenado sacerdote por Dom Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Frederico Westphalen/RS. Seu lema de ordenação foi o pedido de Maria, mãe de Jesus, aos serventes, presentes nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Na homilia Dom Zeno, que naquele dia realizava sua primeira ordenação presbiteral, definiu três funções importantes que o padre deverá desempenhar no exercício do ministério sacerdotal. O padre, expôs o bispo, a partir de sua ordenação, se torna um “Mensageiro da Palavra de Deus, um Ministro do Altar e dos Sacramentos e um Coordenador do Povo de Deus”. 

Após a ordenação o jovem sacerdote Pe. Cláudio continuou o seu apostolado na Paróquia São Roque, de Coronel Vivida/PR, como vigário paroquial. No ano seguinte, 2003, o Pe. Cláudio foi nomeado vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Assis, em Ariquemes/RO. Em 2004 foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Colorado D’oeste/RO. No ano de 2005, residindo na Comunidade do Patronato, em Santa Maria/RS, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio – Bairro Patronato, concomitantemente nomeado Diretor da Cerâmica Pallotti, de Santa Maria/RS, Tesoureiro da Faculdade Palotina (Fapas) e Secretário da Gráfica Editora Pallotti e do Colégio Antônio Alves Ramos, de Santa Maria/RS. Em 2007 o Conselho Provincial o nomeou Diretor da Gráfica e Editora Pallotti, em Porto Alegre/RS, residindo na Comunidade da Paróquia São Vicente Pallotti.


Em agosto de 2008 o Conselho Provincial nomeou o padre Cláudio vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora de Fátima, Praça 14, na cidade de Manaus/AM, permanecendo neste apostolado até o final do ano de 2011. Em janeiro deste ano de 2012 o padre Cláudio Rossini foi nomeado pároco da Paróquia Rainha dos Apóstolos, Conjunto Habitacional São Pedro, em Manaus, até neste domingo, dia 21 de outubro de 2012, dia de seu falecimento. 

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno. E brilhe para ele vossa luz!
Fraternalmente,

Pe. Edgar Xavier Ertl, SACfonte: Palotinos Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário