quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Minha experiência nos Estados Unidos | Testemunho do Padre Francisco SAC

Minha experiência nos Estados Unidos | Testemunho do Padre Francisco SAC, sobre sua experiência nos Estados Unidos.

Gostaria de relatar um pouco da minha experiência de três meses como nossos coirmãos da Província da Imaculada Conceição nos Estados Unidos. Em primeiro lugar o motivo que me conduziu até lá se deve pelo fato de a Província Americana "Imaculada Conceição" ter oferecido um tipo de "bolsa de estudos" para aprofundar os estudos da língua inglesa, em vista dos estudos acadêmicos. Mas como se deu este convite? O Pe. Geral em visita oficial a Província no ano passado fez um pedido ao Conselho Provincial, da referida Província,  para que ajudasse quatros estudantes do Colégio Internacional à estudarem a língua inglesa. E, prontamente o Conselho Provincial acolheu este pedido. Sendo assim ficou acertado a ida, dos estudantes, aos Estados Unidos no período das férias de verão de 2012 (julho/agosto/setembro).
Então no dia 29 de junho, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, partir com mais três sacerdotes para os Estados Unidos, são eles: Pe. Mércio (Província Santa Maria), Pe. José Luis (Região São Vicente Pallotti - Uruguai) e Pe. Gregório (Província Cristo Rei - Polônia). Chegamos em Washington D.C à noite e nos esperava o Vice-Provincial Pe. Frank Donio SAC que ficou sendo o nosso responsável. Ele nos conduziu ao local onde ficamos hospedados, pelos três meses, na Washington Theological Union. Um centro teológico pertencente aos religiosos da Arquidiocese de Washington D.C. Os estudos foram realizados na escola de língua inglesa LADO COLLEGE em Silver Spring bem próximo a nossa casa.
Para mim realmente foi um experiência positiva e destaco três motivos. O primeiro motivo posso dizer que foi conhecer um pouco a Igreja Norte Americana, que apesar das suas dificuldades, apresenta-se bem viva, com uma boa participação dos jovens nas Missas, inclusive durante a semana. O segundo motivo posso apresentar como o desenvolvimento do nosso carisma naquele país através da mesma Província, que atualmente possui 15 membros, divididos em um Santuário em honra de São Judas Tadeu na cidade de Baltimore, três paróquias e uma grande Escola, também conhecida como High School, em New Jersey. E atualmente começaram os trabalhos para a abertura do Centro Internacional da União do Apostolado Católico que contará com uma comunidade internacional (padres da Polônia, Brasil, Congo, Nigéria e Índia) em Maryland.




Durante esses três meses posso afirmar que o estudo foi bastante exigente, com 5 horas de aula por dia e mais os "homeworks", mas também não faltaram a convivência fraterna com os membros da Província e os momentos culturais. Assim, após três meses, no dia 29 de setembro regressei com os meus coirmãos para o Colégio Internacional trazendo na bagagem as recordações desta grande experiência vivida nos Estados Unidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário