quinta-feira, 23 de maio de 2019

UM GRANDE MAL SILENCIOSO: A PREGUIÇA

Filhos preguiçosos e sem atitude
   Você conhece uma criança preguiçosa, um jovem preguiçoso, um adulto preguiçoso? Você sabe de alguém que não quer tomar atitude, quer tudo na mão, acomodou-se, de um adulto que ainda não cortou o cordão umbilical? Pois, eu conheço e parece-me que isso é um problema social!
      A tradição popular diz que: “A cabeça vazia é a oficina do diabo” e a sabedoria bíblica nos exorta dizendo: “As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza” (Prov.10,4)
“Observe a formiga, preguiçoso, observe os hábitos dela, e aprenda. Ela não tem chefe, nem guia, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.” (Prov.6,6-8)

“Aos preguiçosos é atirado esterco, só se fala deles com desprezo. O preguiçoso é semelhante a um monte de esterco, todo aquele que o tocar sacudirá a mão”. (Ecl.22,1-2)
“Passei pelo campo de um preguiçoso, e pela vinha de um homem sem juízo: estava tudo cheio de urtigas, o terreno coberto de espinhos e o muro em ruinas. Vendo isso, comecei a refletir e aprendi esta lição: Durma um pouco, cochile mais um pouco, depois cruze os braços para descansar ainda um pouco, e a miséria do vagabundo cairá sobre você, e a indigência o atacará como homem armado”. (Prov.24,30-34)

“Quando ainda estávamos com vocês, nós ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma”. (2Tes. 3,10)
      Aos meus 53 anos de vida,observo que a preguiça de muitos jovens hoje é algo preocupante. Vejo, cada vez com mais nitidez, que é uma geração de pessoas que não tem atitude, quer tudo na mão, quer tudo imediato, com pouco esforço e não consegue lavar nem o prato e o copo que usa. Os pais vivem como eternas babás dos filhos, chamando-os de “princesa” e “príncipe”. Parece-me que estamos produzindo uma geração de preguiçosos! Um filho preguiçoso é resultado de pai e mãe que não têm atitude. Se você é preguiçoso e sem atitude, provavelmente vai ter filhos preguiçosos e sem atitude, pois eles adquirem seus hábitos. Se a sua casa está sempre suja e desarrumada, os seus filhos vão aceitar isso como normal e a deles também será. Se você está constantemente pedindo ajuda aos outros em vez de aprender a trabalhar para conseguir o que precisa, seus filhos vão fazer o mesmo. Coloque na vida dos seus filhos, desde a sua infância, as tarefas, uma vez queninguém aprende coisas básicas da vida aos 20 anos. Ajudar em casa é uma das melhores formas de ensinar as crianças e adolescentes o valor do trabalho, eles devem ser capazes de arrumar a sua própria cama, lavar pratos, dobrar suas roupas, arrumar a casa e muito mais, tarefas básicas. Se os pais fazem tudo para eles, chamam-nos de “princesinha” e “príncipe”, entãoajudam a gerar pessoas preguiçosas e sem atitude. Se você não ensinar a seu filho a trabalhar, se você não for exigente com ele, então haverá problemas. Casamento, por exemplo, não irá para frente, já que o homem não faz nada e a mulher também não. Os filhos não podem ser “rainhas” e “reis” que recebem tudo na mão sem esforço. Amor exagerado traz só problemas para os pais e para os filhos. Sejam exigentes com as suas crianças, deem trabalho para elas, visto que o trabalho edifica efaz-nos mais gente. Não tenha medo de dizer ao seu filho “não” quando pede alguma coisa, porque se você lhe entregar continuamente tudo o que desejar, criará um monstro. Ensina-lhe a lutar pelas coisas, pois só assim irá valorizá-las. 
Jovem,se aqueles que devem exigir de você se omitem no seu dever, então você mesmo exija de si.

Pe.Paulo Kowalczyk,sac



Nenhum comentário:

Postar um comentário