sábado, 9 de março de 2019

Primeira meditação da quaresma

As tentações

Não nos deixeis cair em tentação ( Mt 6,13)

O que é a tentação?

Todos sabemos demasiado bem da experiência diária. Temos muito que sofrer das  tentações que nos vêm da nossa natureza, ferida de concupiscência a partir do pecado original. Como se não bastasse este inimigo interno, estamos rodeados de inimigos externos que querem nos derrubar. 

A tentação é um meio precioso para o progresso da alma, nos ajuda a avançar nas virtudes. Ao combatermos uma duvida de fé, promovemos um ato de fé.
Na luta contra elas, a vida purifica-se, fortifica-se e consolida-se. Reagindo contra a nossa falta de gosto na oração e nas coisas de Deus, se alcança a fidelidade a Deus. 

O cristão nunca está só e tem sempre a certeza de que Deus não o abandona, de que nunca permite sermos tentados acima de suas forças. Deus não demonstra seu cuidado conosco poupando-nos à tentação, mas permitindo que não sejamos tentados acima da nossa capacidade de resistência.Por isso nesta quaresma precisamos estar unidos ao Senhor em oração para vencermos todo tipo de tentação. 

A oração é a arma mais poderosa contra todo tipo de tentação, precisamos buscar a Deus em tudo, em todas as coisas que fazemos durante nosso dia.

Rezemos para não cair em tentação: 
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém

Fonte: Livro A vida espiritual  

2 comentários:

  1. Louvado seja Deus!
    Obrigado por nos orientar quanto à eficácia da oração; muito bom este pensamento de que somos curados pela tentação. Amém!

    ResponderExcluir