Entrevista com o neo-sacerdote, Padre Rafael SAC

          Recentemente, a Região Mãe da Misericórdia teve um forte motivo para render graças a Deus. Agradecemos a Deus pela ordenação do nosso confrade, Rafael Moura SAC. E por esta ocasião, Padre Rafael partilhou um pouco para nós seus anseios de um coração sacerdotal. 
          Padre Rafael Moura de Oliveira SAC, nasceu em 05 de abril de 1984, na cidade de Nova Friburgo. Filho de Layde Moura de Oliveira e José Roberto de Oliveira. Ingressou no Seminário Palotino, no Postulado no ano de 2011,  fez o noviciado canônico no ano de  2013, em Cornélio Procópio - PR. Sua Primeira Consagração realizou-se em 01/02/2014. A Consagração Perpétua ocorreu no dia 15 de novembro do ano de 2016. A Ordenação Diaconal aconteceu em 17 de dezembro do mesmo. Sua Ordenação Presbiteral, recentemente, dia 02 de setembro de 2017, na sua Paróquia de origem, Imaculada Conceição em Cachoeiras de Macacu, RJ.
          1. Qual foi a sua motivação ao escolher a passagem "O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (Jo 10, 11b) como lema sacerdotal? 
Padre Rafael: Foi por me compadecer com o sofrimento do povo que sente a dificuldade de se aproximar dos pastores.  Esse sentimento de compaixão, me faz buscar ser esse pastor que doa-se para proteger o rebanho.
           2. Como foi a sua preparação formativa até chegar a esse dia tão importante? 
Padre Rafael: Hoje vejo que foi um período de amadurecimento vocacional.  Esta etapa da vida vocacional despertou em mim o anseio de seguir como um discípulo amado e apaixonado por nosso Senhor.
          3. Como foi retornar ao Seminário Maior Palotino como neo-sacerdote e celebrar a Santa Eucaristia?  
Padre Rafael: A palavra que poderia tentar responder a todo o sentimento vivido é Gratidão.  Vir aqui e poder dar o melhor que Deus tem a nos oferecer junto com os irmãos que tanto amo, me faz elevar aos céus toda a gratidão que possa sair do coração humano.
          4. Qual foi a sensação do senhor, quando foi desatada as suas mãos após ungidas, dar a primeira benção aos seus pais?  
Padre Rafael: Olhar nos olhos de meus pais e ver o quanto eles estiveram ao meu lado ao longo de toda a minha vida e lembrar que sem eles certamente não teria chegado onde cheguei, é saber como Deus é generoso comigo por me ter dado a honra dos pais que tenho.
          5. Qual a motivação o senhor diz aos jovens que desejam e/ou já trilham esse caminho vocacional?  
Padre Rafael: Continuem, cheguem até onde Deus quer de suas vidas.  Busquem querer o grande dom que o Pai nos dá, que é participar da vida do seu Filho Jesus.  Nada perdemos tudo ganhamos.  Jesus preenche todos os vazios de nosso coração, Ele é generoso conosco, não tema ser generoso com Ele. 
          Louvamos a Deus pelo chamado realizado na vida de nosso neo-sacerdote. E agradecemos ao Padre Rafael, o seu sim e sua generosidade em doar-se em favor da salvação das almas. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, que inspire o coração do padre para uma vida santa e de bom pastor. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação Jovem Palotina 2017

Sobre a causa dos santos da família palotina