segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sobre o Retiro de Opção de Vida | 2014

“Onde está teu tesouro aí estará também teu coração.” (Mt 6,21)

Foi com os olhos voltados para o céu e os ouvidos atentos à voz Senhor que cinco outros jovens irmãos e eu estivemos reunidos nos dias 5, 6 e 7 de dezembro para um convívio fraterno e de oração mantendo o coração elevado a Deus antes de darmos mais um passo na caminhada vocacional.

Esse retiro de opção de vida reúne aqueles que fizeram o caminho dos encontros vocacionais ao longo do ano, e que, já tendo idade suficiente, querem ingressar no Seminário. Desejando abraçar o grande tesouro que é o chamado d

e Jesus, cada um desses jovens trouxe um pouco de si, de sua história de vida, de sua realidade pessoal, e colocou para os outros irmãos no desejo de se deixar conhecer e tomar conhecimento de cada um antes de formarmos a turma do postulado de 2015.

Participamos da Missa em comunidade nesses dias, e também tivemos exposições sobre a vocação a partir dos textos sagrados, conduzidas pelo Padre Gilmar, Reitor do Seminário Palotino, que acentuou a necessidade do serviço do sacerdote para a Igreja, e como através de uma vida de renúncias que agradam o Senhor, os que descobrem a grandiosidade do ministério sacerdotal numa vida de entrega a Jesus podem ser felizes na medida que se deixam conduzir pelo Eterno. A partir dessas reflexões é que tínhamos momentos de recolhimento pessoal para colocarmo-nos diante do Senhor e examinar a consciência na certeza de que se Deus chama, também é Ele quem dá as graças necessárias. Assim também nos confiamos à proteção de Nossa Senhora em um solene momento mariano, e convivemos ainda com os jovens que ingressaram no Postulado no início desse ano.


Durante o retiro escrevemos a carta pedindo o ingresso, e aguardamos a resposta dos superiores. Sabendo que a vocação não deve ser tida como privilégio que eleva alguns, mas um chamado que exige uma resposta de humildade e de fé, pois se é grande o ministério é igualmente grande o espírito de serviço a ser empregado, nós queremos dizer esse “sim” comprometendo-nos a manter os olhos fitos em Jesus na certeza de que Ele é o nosso grande tesouro e por isso onde queremos depositar nosso coração. Assim desejamos tudo fazer para que a glória de Deus seja sempre maior.
Leonardo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário