sábado, 7 de dezembro de 2013

Sobre o Advento

Inicia-se um novo Ano Litúrgico. Começa também o Advento. 
Advento, do verbo latino advenire, traduz-se por “vir para perto, chegar bem junto de “. Na linguagem católica, Advento é o tempo (quatro semanas) de espera que precede a grande festa do Natal.
A espera do Salvador caracteriza os quatro primeiros domingos do ano Litúrgico. São companheiros de caminho Isaías, João Baptista e Maria, Mãe de Jesus. Cada um destes à sua maneira prepara a comunidade cristã para a memória do Nascimento. Isaías faz uma profecia …, João Baptista é o percursor que vem aplanar os caminhos …, Maria, na sua disponibilidade, disse SIM ao projeto de Deus e, dela nasceu o Salvador.
Nesta primeira semana a palavra-chave foi VIGIAI, que surgiu por três vezes no Evangelho domincal. Estar vigilante, uma atitude própria do Advento, de lâmpadas acesas, com toda a nossa capacidade humana e cristã para quando o Senhor vier e bater à porta logo Lhe abramos a nossa casa, na alegria do encontro.
Estar vigilante é estar ativo, atentos à conversão e à misericórdia que acontecem no encontro com Cristo.
Durante a caminhada do Advento, preparemos o nosso coração para acolher Aquele que vem, para que o encontro entre Jesus e cada um de nós, se transforme em Natal! Faça acontecer Natal! Natal do coração, Natal de verdade! Para que Eu, Tu, Nós sejamos Natal.


Pe Luiz Mauricio Lemos SAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário