segunda-feira, 16 de abril de 2012

Testemunho : A minha experiência na comunidade palotina

A minha experiência na comunidade palotina
Denis Alves SAC

         Meu nome é Denis, tenho 23 anos, sou natural de São Paulo e vim morar no Rio de Janeiro quando tinha 10 anos. Esse é o meu quinto ano no Seminário e estou no terceiro ano de consagração.
         O que escrevo surgiu a partir da minha experiência, sendo algo muito subjetivo, mas aproveito para partilhar com vocês.
 Desde quando conheci os palotinos, estou num processo em que vivo até hoje. A minha paróquia de origem é administrada por padres diocesanos e nunca tinha ouvido falar de São Vicente Pallotti. O primeiro contato que tive com ele e toda a sua obra, foi quando comecei a participar dos encontros vocacionais no Seminário. A princípio, foi acontecendo uma identificação de tudo aquilo que trazia dentro de mim quando pensava em ser religioso, com a realidade que encontrei e que poderia viver na comunidade palotina. É como falamos popularmente, “caiu como uma luva”. Então, mesmo tendo um conhecimento superficial, fiz o pedido para ingressar no período de postulantado.  
Olhando para a minha caminhada no processo de formação, percebo que cada vez que me aprofundo mais no sentido de estudos sobre a vida do fundador e da fundação, através de leituras e de aulas de formação, o meu entusiasmo aumenta, mas ao mesmo tempo me sinto um pouco “angustiado” devido o meu jeito de perceber tudo isso. Entender a obra de Pallotti, ao mesmo tempo que parece simples, torna-se muito complexa. O fato das várias possibilidades para exercer o carisma e de ser palotino, me deixa “encontrado, mas também perdido”. Mas é exatamente aqui que esta o meu encanto pela comunidade.
Agora falando de experiência... Durante um certo tempo, quando estava começando a me inserir na comunidade, estava como que um telespectador observando a vida dos membros e dos padres e sempre ficava encantado com  algo que não sei definir, mas que percebia que tocava a todos, mesmo na particularidade de cada um. Acredito ser algo que herdamos de São Vicente Pallotti, já que somos seus filhos espirituais, que me faz pensar que em cada membro, mesmo sendo cada um de nós cheio de fraquezas e limitações, mas sempre algum aspecto de São Vicente Pallotti fica impresso em nós, seja na piedade, na fidelidade à Igreja, no apostolado, no modo de ver e perceber algumas questões...
         Atualmente, perceber que aí estou inserido, pela graça de Deus, me deixa muito feliz, mesmo em meio às dificuldades! Isso dentro do âmbito de nossa comunidade. Agora, vendo o testemunho de alguns co-irmãos em seu apostolado, concluo que se realmente formos palotinos, assumindo com autenticidade toda a herança que São Vicente Pallotti deixou para nós, as pessoas que são confiadas a nós conseguem se aproximar de Deus e serem reavivadas nas várias áreas de suas vidas.

Um comentário:

  1. Muito legal Denis, poder compartilhar um pouco de sua vivência!

    Deus abençoe e Firrmeza, Foco é Fé em sua caminhada!!!

    Abs,

    Rodrigão

    ResponderExcluir