segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Retiro de Opção de Vida dos Aspirantes Palotinos 2011/2012


Nos dias 04, 05 e 06 de novembro, aconteceu na Casa do Postulantado Mãe do Infinito Amor o Retiro de Opção de Vida dos Aspirantes Palotinos.
Estavam presentes alguns seminaristas, os postulantes, seis aspirantes e o Pe. José Rodrigues que conduziu o Retiro.

Num clima de silêncio, oração, meditação e reflexão os aspirantes chegaram à reta final desta etapa.

De forma geral foi impressionante o quanto somos capazes de conhecer mais de Deus e que quanto mais próximos estamos, mas distantes da sua real magnitude estamos e essa inconstância nos impulsiona a ficarem próximos.
No retiro aprendemos que se Deus chama não sabemos ao certo o dia e a hora em que Deus nos chamou a uma missão. Esse chamado é construído, ao passar do tempo, nas coisas simples e nos pequenos detalhes percebemos os sinais de Deus que nos conduzem a um objetivo.

Quando chamado por Deus e conduzido à família palotina, esse chamado não deve ser entendido como um chamado específico, pois a missão de um Palotino começa na sua consagração, onde empenhado a realizar o projeto que Deus sonhou em São Vicente Pallotti, ele não se preocupa com o que será no futuro, o fato de ser um irmão ou sacerdote não muda o fato de que ele precisa viver e transmitir o carisma palotino com tudo o que tem e tudo o que é.



A vocação não tem formula nem padrão muito menos é anunciada, para cada indivíduo Deus prepara um jeito diferente de despertar e cultivar esse chamado, chamado este que não é feito para homens capacitados e sim para homens escolhidos por Deus e que ao discernirem e amarem sua vocação são capacitados para as mais distintas missões.

Por fim, vale ressaltar que uma das maravilhas do carisma palotino foi experimentado onde seminaristas, postulantes, aspirantes e sacerdote divertiram-se, juntos, nos espaços que a Casa proporciona: piscina, campo... Para encerrar, foi preparado um delicioso churrasco preparado pelos postulantes.

Essa felicidade vivida pela comunidade é uma das maiores provas de presença de Deus e na naturalidade e diversidade de ser Palotino. Agora, os aspirantes esperam ansiosos pela resposta, pois estes são candidatos a fazerem parte dessa família a partir do próximo ano. 

Renato de Brito Vieira Junior (Aspirante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário