terça-feira, 21 de abril de 2015

Encontro Vocacional | Testemunho

Meu nome é João Marcos, tenho 29 anos e este fim de semana participei de meu primeiro encontro vocacional no Seminário Palotino na Vila Valqueire. Foi uma grata experiência!
Há alguns anos, após um processo de conversão, de tomada de consciência de minha fé e pertença a Santa Igreja Católica, senti um desejo de seguir a Deus mais de perto, com fidelidade e dedicação!
A princípio vivi um namoro longo, de 5 anos e 3 meses, acreditava que serviria a Deus concretamente no matrimônio. Foi uma experiência boa e frutuosa de um namoro cristão, vivido na castidade, na oração e participando com assiduidade dos sacramentos. Mas concluímos que este namoro não deveria seguir adiante, e resolvemos terminá-lo. Somos hoje bons amigos.
Então a partir do término deste namoro, voltou a falar alto em meu coração o desejo de servir a Deus de forma mais intensa, mais radical, ser inteiramente de Deus! Servir a Deus através de uma vida sacerdotal ou religiosa.
Neste intuito, animado por um amigo Palotino, o Dênis, busquei participar dos encontros vocacionais com a intenção de discernir meu chamado vocacional, de buscar encontrar onde Deus quer que eu o sirva!
A experiência do Encontro Vocacional, como eu já disse, foi muito gratificante! Tanto o Pe. Gilmar quanto os seminaristas nos acolheram com muita ternura e atenção, e nos proporcionaram momentos de oração e encontro com Deus, de forma muito digna e bela!
De fato, para aqueles que desejam se entregar a Deus, não deve haver outro desejo mais pungente senão o de se configurar totalmente a Cristo, de ter uma vida santa e fiel a Deus.
Desta forma, os sacerdotes e seminaristas sempre devem ser um espelho de Nosso Senhor, devem ao máximo buscar corresponder à dignidade daquela santa vocação a que foram chamados pelo próprio Senhor Jesus, que os chama e os capacita para tão grandioso e gratificante ministério!
Assim, me causou muito boa impressão a postura tanto do Padre quanto dos seminaristas, a dignidade com que conduziram as celebrações litúrgicas, as orações e os momentos de adoração eucarística! Afinal, daqueles que buscam viver essa configuração radical a Nosso Senhor Jesus Cristo, o que se lhes exige é que sejam fiéis! E sempre que um Padre ou um seminarista busca, com esforço e contando com a graça de Deus, ter uma vida santa e seguir diligentemente os exemplos de Nosso Senhor Jesus Cristo, esse caminho refulge e incentiva a muitos a também querer percorrê-lo!
Neste sentido estendo meu agradecimento a toda comunidade Palotina, e conto com a oração de todos, para que possa eu encontrar aquilo que Deus tem para mim, e viver e morrer na Fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo, sendo fiel à sua Santa Igreja Católica, até o dia de nos apresentarmos diante de nosso Santo e Bom Deus! 


João Marcos - Vocacionado Palotino






quarta-feira, 8 de abril de 2015

FELIZ PÁSCOA | Pe. Jacob Nampudakam SAC (Reitor Geral)

FELIZ PÁSCOA
Em muitas partes do mundo estamos testemunhando situações de grande confusão e violência. A perseguição aos cristãos por causa da sua fé mais uma vez nos traz de volta para o que foi vivido pela primeira Igreja cristã. Em tempos como estes, é fácil sentir-se oprimido pela escuridão e cair em um sentimento de desespero e depressão.
A Páscoa, no entanto, lembra-nos das verdades eternas contidas nestas palavras do Evangelho: “Em verdade, em verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dará muitos frutos” (J 12, 24).
O Senhor ressuscitado nos assegura que Ele “aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” (2 Tm 1, 10). Nesta Páscoa, portanto, tenham a experiência da profunda paz, da confiança inabalável no poder do bem sobre o mal, o amor sobre o ódio e da vida sobre a morte.
De todos nós, na Casa Geral,
uma Feliz Páscoa!
Jacob Nampudakam SAC
Reitor Geral

quarta-feira, 1 de abril de 2015

BUONA PASQUA | Pe. Jacob Nampudakam SAC (Rettore Generale)

In molte parti del mondo assistiamo a situazioni di grande confusione e violenza. La persecuzione dei cristiani a causa della loro fede ci riporta ancora una volta a quanto vissuto dalla prima Chiesa cristiana. In momenti come questi è facile sentirsi sopraffatti dall’oscurità e cadere in un senso di disperazione e di depressione.
La Pasqua, però, ci ricorda la verità perenne contenuta in queste parole del Vangelo: “In verità, in verità io vi dico: se il chicco di grano, caduto in terra, non muore, rimane solo; se invece muore, produce molto frutto” (Gv 12, 24).
Il Signore risorto ci assicura che “Egli ha vinto la morte e ha fatto risplendere la vita e l’incorruttibilità per mezzo del Vangelo” (2Tm 1, 10). Possiate in questa Pasqua, dunque, sperimentare quella pace profonda proveniente dalla fiducia incrollabile nella potenza del bene sul male, dell’amore sull’odio e della vita sulla morte.
Da tutti noi della Casa Generalizia,
una buona Pasqua!


Jacob Nampudakam SAC
Rettore Generale