segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sobre o Retiro de Opção de Vida | 2014

“Onde está teu tesouro aí estará também teu coração.” (Mt 6,21)

Foi com os olhos voltados para o céu e os ouvidos atentos à voz Senhor que cinco outros jovens irmãos e eu estivemos reunidos nos dias 5, 6 e 7 de dezembro para um convívio fraterno e de oração mantendo o coração elevado a Deus antes de darmos mais um passo na caminhada vocacional.

Esse retiro de opção de vida reúne aqueles que fizeram o caminho dos encontros vocacionais ao longo do ano, e que, já tendo idade suficiente, querem ingressar no Seminário. Desejando abraçar o grande tesouro que é o chamado d

e Jesus, cada um desses jovens trouxe um pouco de si, de sua história de vida, de sua realidade pessoal, e colocou para os outros irmãos no desejo de se deixar conhecer e tomar conhecimento de cada um antes de formarmos a turma do postulado de 2015.

Participamos da Missa em comunidade nesses dias, e também tivemos exposições sobre a vocação a partir dos textos sagrados, conduzidas pelo Padre Gilmar, Reitor do Seminário Palotino, que acentuou a necessidade do serviço do sacerdote para a Igreja, e como através de uma vida de renúncias que agradam o Senhor, os que descobrem a grandiosidade do ministério sacerdotal numa vida de entrega a Jesus podem ser felizes na medida que se deixam conduzir pelo Eterno. A partir dessas reflexões é que tínhamos momentos de recolhimento pessoal para colocarmo-nos diante do Senhor e examinar a consciência na certeza de que se Deus chama, também é Ele quem dá as graças necessárias. Assim também nos confiamos à proteção de Nossa Senhora em um solene momento mariano, e convivemos ainda com os jovens que ingressaram no Postulado no início desse ano.


Durante o retiro escrevemos a carta pedindo o ingresso, e aguardamos a resposta dos superiores. Sabendo que a vocação não deve ser tida como privilégio que eleva alguns, mas um chamado que exige uma resposta de humildade e de fé, pois se é grande o ministério é igualmente grande o espírito de serviço a ser empregado, nós queremos dizer esse “sim” comprometendo-nos a manter os olhos fitos em Jesus na certeza de que Ele é o nosso grande tesouro e por isso onde queremos depositar nosso coração. Assim desejamos tudo fazer para que a glória de Deus seja sempre maior.
Leonardo Gonçalves

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Pensamento Palotino


"Mais do que o talento e a capacidade do pregador, a oração torna fecundo o anúncio do evangelho."
São Vicente Pallotti

Retiro de opção de vida | Vocacionados

Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, aconteceu na Casa do Postulantado Mãe do Divino Amor  - em Guapimirim - o Retiro de opção de vida dos vocacionados palotinos. Estavam presentes os seminaristas responsáveis pelo acompanhamento vocacional, os postulantes, seis vocacionados, além dos formadores os padres Gilmar Simplicio SAC e Adenilson Gomes SAC.



















 









quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Fraternidade, oração e missão | Papa Francisco aos Seminaristas

Fraternidade, oração e missão: são as três palavras essenciais para a futura vida sacerdotal indicadas pelo Papa Francisco aos seminaristas franceses que nestes dias estão a fazer uma peregrinação a Lourdes.

"No seminário, viveis juntos para aprender a conhecer-vos, a apreciar-vos, a amparar-vos, por vezes também suportar-vos, para viver juntos a missão e dar este testemunho de amor, graças o qual se reconhecem os discípulos de Jesus. É importante fazer esta escolha pessoal e definitiva de um verdadeiro dom de vós próprios a Deus e aos outros. Por conseguinte, convido-vos a aceitar esta aprendizagem da fraternidade, fazendo-a com todo o vosso fervor; crescereis na caridade e construireis a unidade tomando as iniciativas que o Espírito Santo vos inspirar. Podereis também inventar os meios mais adequados para viver na verdade a fraternidade sacerdotal quando fordes ordenados. FRATERNIDADE, é a primeira palavra.

ORAÇÃO. Juntos, os discípulos estão em oração com Maria, à espera do Espírito Santo. Vós fostes chamados por Jesus que vos quer fazer partícipes do seu sacerdócio para a vida do mundo. Na base da vossa formação encontra-se a Palavra de Deus, que vos penetra, alimenta, ilumina. Ao rezar com ela, tudo o que aprendeis assume vida na oração. Eis por que vos exorto a reservar todos os dias longos momentos de oração, recordando-vos que também Jesus se retirava em silêncio ou em solidão para se imergir no mistério do seu Pai. Também vós, é na oração que encontrareis a presença amorosa do Senhor e que vos deixareis transformar por Ele, sem ter medo da solidão que isto comporta, danoite que a constitui habitualmente.Também Moisés entrava na obscuridade da nuvem para falar com Deus na humildade, como um amigo fala com outro amigo. Que a vossa oração seja um apelo ao Espírito, pois é Ele que constrói a Igreja, guia os discípulos e infunde a caridade pastoral. É no poder do Espírito que alcançareis aqueles aos quais sereis enviados, na consciência de que eles esperam que sejais testemunhasde Jesus, «homens de Deus», para que os conduzais ao Pai .

Chego assim à terceira palavra: MISSÃO. Pelo vosso batismo, sois feitos para o anúncio do Evangelho. Com a ordenação presbiteral, recebeis o cargo da proclamação da Palavra, sob a responsabilidade dos vossos bispos. Ao vos preparardes para esta missão recordar-vos-eis que se trata do último mandamento do Senhor: «Ide! Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei» (Mt 28, 19-20). Tudo o que fizerdes durante a vossa formação tem uma só finalidade: tornar-vos humildes discípulos-missionários para fazer discípulos. Encorajo-vos a aprender a conhecer o mundo ao qual sereis enviados, e a inscrever em vós o reflexo da saída de vós mesmos, do encontro com o outro. A preferência pelas pessoas mais afastadas é uma resposta ao convite do Ressuscitado que vos precedee espera na Galileia das Nações. Indo às periferias, toca-se também o centro. A missão é inseparável da oração, pois a oração vos abre ao Espírito e o Espírito guia-vos na missão. E a missão, cuja alma é a caridade, consiste em levar quantos encontrardes a compreender a ternura com que o Senhor os abrange, a receber o batismo, a louvar a Deus, a viver da Eucaristia, a fim de participardes também vós na missão da Igreja."

domingo, 7 de dezembro de 2014

Imaculada Conceição


"Imaculada Mãe de Deus, ó Maria, em tuas mãos entrego a minha alma, toda a minha vida, meu último dia e minha última hora." 
São Vicente Pallotti