quarta-feira, 25 de junho de 2014

Entrevista de D. Carmelo | Padre Palotino em Londres

Uma entrevista que fala sobre os novos migrantes italianos na cidade de Londres. Dom Carmelo, padre Palotino da paróquia de São Pedro, explica que a mesma se tornou um ponto de referência em questões de fé e de migração para os jovens italianos que saíram da Itália por falta de trabalho. A Igreja de São Pedro é uma paróquia palotina e foi nossa primeira missão. À mesma foi enviado Padre Rafael Melia, pelo próprio São Vicente Pallotti.

 http://video.repubblica.it/rubriche/domicilio-londra/londra-don-carmelo-il-prete-controcorrente-i-giovani-presi-in-giro-dalla-city/170186/168675?ref=HRESS-8

quinta-feira, 12 de junho de 2014

As 3 lições de Francisco para uma Copa 'de solidariedade'

2014-06-12 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) - Em mensagem aos brasileiros sobre a Copa do Mundo de Futebol divulgada quarta-feira, 11, o Papa Francisco afirma que é preciso superar o racismo e que o futebol deve ser uma escola de construção para uma cultura do encontro, que permita a paz e a harmonia.
O Pontífice usa também uma gíria brasileira para defender o espírito de equipe não só no esporte, mas entre as pessoas e culturas: "Não é só no futebol que ser 'fominha' constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos 'fominhas' na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada".
O Papa afirma esperar que a Copa seja, além do esporte, festa de "solidariedade" entre os povos.
A Copa começa nesta quinta-feira, 12, com o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, em São Paulo. Ao todo, 32 seleções disputarão 64 jogos e a final, marcada para 13 de julho, será realizada no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Abaixo, a íntegra da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros:
"Queridos amigos,
É com grande alegria que me dirijo a vocês todos, amantes do futebol, por ocasião da abertura da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Quero enviar uma saudação calorosa aos organizadores e participantes; a cada atleta e torcedor, bem como a todos os espectadores que, no estádio ou pela televisão, rádio e internet, acompanham este evento que supera as fronteiras de língua, cultura e nação.

A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco. O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que promovem o bem da pessoa humana e ajudam na construção de uma sociedade mais pacífica e fraterna. Pensemos na lealdade, na perseverança, na amizade, na partilha, na solidariedade. De fato, são muitos os valores e atitudes fomentados pelo futebol que se revelam importantes não só no campo, mas em todos os aspectos da existência, concretamente na construção da paz. O esporte é escola da paz, ensina-nos a construir a paz.

Nesse sentido, queria sublinhar três lições da prática esportiva, três atitudes essenciais para a causa da paz: a necessidade de “treinar”, o “fair play” e a honra entre os competidores. Em primeiro lugar, o esporte ensina-nos que, para vencer, é preciso treinar. Podemos ver, nesta prática esportiva, uma metáfora da nossa vida. Na vida, é preciso lutar, “treinar”, esforçar-se para obter resultados importantes. O espírito esportivo torna-se, assim, uma imagem dos sacrifícios necessários para crescer nas virtudes que constroem o carácter de uma pessoa. Se, para uma pessoa melhorar, é preciso um “treino” grande e continuado, quanto mais esforço deverá ser investido para alcançar o encontro e a paz entre os indivíduos e entre os povos “melhorados”! É preciso “treinar” tanto…

O futebol pode e deve ser uma escola para a construção de uma “cultura do encontro”, que permita a paz e a harmonia entre os povos. E aqui vem em nossa ajuda uma segunda lição da prática esportiva: aprendamos o que o “fair play” do futebol tem a nos ensinar. Para jogar em equipe é necessário pensar, em primeiro lugar, no bem do grupo, não em si mesmo. Para vencer, é preciso superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, de intolerância e de instrumentalização da pessoa humana. Não é só no futebol que ser “fominha” constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos “fominhas” na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada.

A última lição do esporte proveitosa para a paz é a honra devida entre os competidores. O segredo da vitória, no campo, mas também na vida, está em saber respeitar o companheiro do meu time, mas também o meu adversário. Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida! Que ninguém se isole e se sinta excluído! Atenção! Não à segregação, não ao racismo! E, se é verdade que, ao término deste Mundial, somente uma seleção nacional poderá levantar a taça como vencedora, aprendendo as lições que o esporte nos ensina, todos vão sair vencedores, fortalecendo os laços que nos unem.

Queridos amigos, agradeço a oportunidade que me foi dada de lhes dirigir estas palavras neste momento – de modo particular à Excelentíssima Presidenta do Brasil, Senhora Dilma Rousseff, a quem saúdo – e prometo minhas orações para que não faltem as bênçãos celestiais sobre todos. Possa esta Copa do Mundo transcorrer com toda a serenidade e tranquilidade, sempre no respeito mútuo, na solidariedade e na fraternidade entre homens e mulheres que se reconhecem membros de uma única família. Muito obrigado!"

Nota: No texto original em português, foi utilizado o termo futebolístico “fominha” que foi traduzido como 'individualista'. Na linguagem futebolística italiana, o vocábulo correspondente a “fominha” – aquele jogador que não passa a bola nunca – é “veneziano”. O termo “veneziano” pertence ao vocabulário esportivo popular e indica o jogador de futebol que, por ser dotado de boa técnica individual, excede no drible e termina por perder a bola para o jogador adversário ou por retardar a fluidez da ação do time. O termo vem da convicção que os habitantes de Veneza têm de querer fazer tudo sozinhos. Neste propósito se diz: “aquele ali é um veneziano, faz tudo sozinho”.

fonte: 
http://www.news.va/pt/news/as-3-licoes-de-francisco-para-uma-copa-de-solidari  (acesso em 12 de junho de 2014)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Experiência do Cenáculo, no II Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia | Testemunho de alguns jovens

Durante o II Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia, realizado no Santuário da Divina Misericórdia - que fica no bairro de Vila Valqueire, no Rio de Janeiro - a comunidade do Seminário Maior Palotino- RJ junto aos postulantes de nossa sociedade, organizaram um bela Vigília de Pentecostes. Que teve começo no Santuário com a celebração de um Lucernário seguido da procissão com o Santíssimo Sacramento para a capela do Seminário, onde ficou exposto durante toda a madrugada.






A comunidade do Seminário Palotino agradece a todos que colaboraram com esse momento (a Juventude Palotina do Rio de Janeiro, os coroinhas e cerimoniários do Santuário da Divina Misericórdia, que colaboraram ativamente na preparação e celebração do Lucernário) e principalmente aqueles que se esforçaram, lutaram contra o sono - mesmo que, como os discípulos, as vezes vencidos pelo cansaço -, não desistiram. Permaneceram junto do Altar de Deus, permaneceram junto Daquele que, como disse São Vicente Pallotti , "no Santíssimo Sacramento é o meu consolo; se estou doente, Ele é o médico; se eu sou cego, surdo e mudo, Ele é minha luz, meu ouvido, e minha voz; se eu estiver morto, Ele é a minha vida; se estou fora do caminho do Paraíso, Ele é o caminho; se sou pobre, Ele é a minha riqueza" São Vicente Pallotti (OOCC XI, 51-56).



Recolhemos alguns testemunhos de jovens amigos de nosso seminário, que pelo Facebook, manifestaram sua gratidão a Deus, por essa noite tão bela de experiência e intimidade com Deus.


Maria Cecília Almeida: "Só Deus sabe o porquê do meu coração ansiar tanto por esse dia, nas últimas semanas. E mesmo que minhas limitações não me permitam compreender, preciso agradecer. Por cada segundo, por cada descoberta e revelação. Pelo afago que só o Senhor sabe dar.
Por me ensinar que nem sempre é necessário o barulho para o Senhor falar.

Silenciar....Pentecostes....."
Thylara Dantas:Tem como não ser plenamente feliz, sabendo que Ele deu a vida por nós? Sabendo que o Espírito Santo está conosco? Como é bom ser filha de Deus. Como é maravilhoso servir a Deus. Como é inexplicável esse toque, esse olhar que Ele tem para conosco. Jesus, tu és a jóia rara. "Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti." Meu Deus, que bom que você está conosco e o espírito santo também. "Vem espírito santo, com teu poder, tocar meu ser, fluir em mim."
Não existe palavras para descrever o que é estar com o senhor. Não existe palavras para expressar a minha felicidade. Como Pallotti, eu quero fazer também: "Reavivar a fé e reacender a caridade e propagá-las em todo o mundo." E nada melhor como Pentecostes para renovar a nossa fé, alma e nos dar força e coragem de propagar a caridade, o evangelho por todo o mundo. Como Faustina: "O meu maior desejo é que vocês conheçam Jesus, Ele é a felicidade eterna de vocês. Que vocês o glorifiquem para sempre a Sua misericórdia." (frase adaptada).
#Pentecostes #SantuárioDaDivinaMisericórdia #SeminárioMaiorPalotino #JP#JuventudePalotina #EspíritoSanto #ResumoDaMinhaFelicidade#FdsAbençoado #ObrigadaMeuDeus #Vigília


Leonardo Barthar: "
Intensa. A celebração de Pentecostes mais intensa e bela da minha vida. Um momento único para somente se deixar sentir o Espírito Santo.
Sei que muitos amigos que estão em minhas "Redes" não comungam da mesma vertente religiosa que eu. Mas eu precisava compartilhar tamanha alegria vivida no inicio desta madrugada madrugada.
Professem o que for, conforme sua fé, mas APAIXONE-SE pelo rito. O rito vivido te responde à tudo aquilo que seu corpo cansado pergunta durante a semana. Seja seu culto, sessâo, hora, missa, gira... seja o que você for... APAIXONE-SE. Você verá mais sentido na vida. Em minha vida... depois que me apaixonei por Jesus... nos ritos os quais professo ... a vida tem muito mais sentido.
Experimente! Bom domingo."

Mariana Diniz: Momento lindo! Muito emocionante o lucernario...Vem,espírito santo! 
#Pentecostes
#Rainhadosapostolos

"Eu sei, Teu Espírito está agindo.
Passo a passo, sei que encontrarei
Tua vontade em minha vida.
Rompe, dentro em mim, um amor inovador.
Sinto gosto a Tua Palavra, amor à Hóstia Consagrada.
Eu quero Te louvar com todo o meu ser,
de toda a minha alma, mesmo sem entender.
Preciso Te seguir, Teu amor vou perseguir.
Eu abro todo o meu ser, Tua vontade tem que acontecer.
Eu sei, não pertenço a este mundo,
tenho fome e sede do Senhor,
alimento que vem do lugar que eu sou.
Treme o meu ser e teme o meu viver.
Eu sei, Tu és o meu Senhor.
Da minha vida és o Salvador."

Missa em Honra à Rainha dos Apóstolos, Padroeira da União do Apostolado Católico | Noviciado 2014 | Em Cornélio Procópio


Missa em Honra à Rainha dos Apóstolos, Padroeira da União do Apostolado Católico!






sábado, 7 de junho de 2014

Explicação do quadro da Rainha dos Apóstolos

A imagem da Rainha dos Apóstolos foi pintada, em 1847, por Serafim Cesaretti (1777-1858), a pedido de São Vicente Pallotti. Nela aparece em destaque o Espírito Santo e Maria, Rainha dos Apóstolos. A pintura foi baseada na obra de Frederico Overbeck (1789-1869), pintor romancista alemão.


Maria aparece, no centro, com uma auréola na cabeça, indicando que é a esposa fiel, envolta pelo Espírito. Ela porta um traje azul, cor do céu, sinal da plenitude do amor de Deus que a escolheu para ser a Mãe do Salvador. Ela está numa posição de oração, com as mãos postas e com a cabeça levemente inclinada para a direita. O seu semblante é de muita ternura, serenidade e compaixão. Ela é a eterna intercessora para todos aqueles que foram lavados pela água do batismo e revigorados pela força do Espírito. É a Rainha dos Apóstolos porque não só os ensina a serem perseverantes na oração, como também os acalenta para poderem levar o Evangelho de seu Filho de maneira destemida. Desta forma é modelo de fé e de oração para todos os membros da União do Apostolado Católico.

Maria está com os olhos fechados, recordando o Espírito Santo que a envolveu com sua sombra na anunciação: “Eu sou a Serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!” (Lc, 1, 38). Assim como ela, as duas mulheres que estão ao seu lado, porém um pouco mais atrás, também têm seus olhos fechados. Elas representam as discípulas de Jesus e as santas mulheres que esperaram pela vinda do Messias, a saber: Sara, Rebeca, Raquel, Miriam, Débora, Ana, Judite e Ester que mantiveram viva a esperança da Salvação e hoje representam as mulheres que colaboram com o Apostolado Católico.

São João, o discípulo amado, aparece à direita de Maria e São Pedro à esquerda com as chaves depositadas no chão, ao seu lado, simbolizando o poder que recebeu de Cristo para conduzir o Seu rebanho. São duas chaves, uma de ouro e a outra de bronze. O ouro simboliza a realeza divina da qual o seu ministério representa, e o bronze é o poder recebido de Cristo para ligar e desligar. Está ligado diretamente à missão de reger a Igreja militante. Ele serve de ponte para ligar o céu e a terra: “Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 19).


As chaves colocadas ao chão, no momento da oração, significa que, diante de Deus, todo poder cessa. Quando Pedro reza com a Igreja, invocando o Espírito, reza como alguém que está com seu coração aberto à misericórdia divina, porque tudo é graça, é dom. Até mesmo o poder deve ser entendido como dom a ser disponibilizado a serviço de todos. Por isso, Pedro e João aparecem em destaque, porém num plano abaixo de Maria e dos outros apóstolos. Pedro representa a instituição e João a Igreja que se abre para amar e acolher Cristo. Ele, na Ceia foi quem estava com a cabeça reclinada sobre o peito do Senhor.

No cenáculo, só três personagens se destacam integralmente, com exceção do Espírito Santo; Maria ao centro, a Rainha dos Apóstolos; João e Pedro, na frente, ao lado de Maria. O destaque, destas três figuras, ilustra:


A importância de Maria, envolvida pelo Espírito Santo, como colaboradora no projeto salvífico de Deus; Ela é a Rainha dos Apóstolos porque com seu sim, com sua oração, colabora com o projeto de Deus; Ela é a imagem da Igreja unida que gera novos cristãos para serem apóstolos do Eterno Pai.
A importância da Igreja Institucional: a hierarquia e magistério, na figura de Pedro e João é representante da Igreja que acolhe a vontade do Senhor. Os demais membros desta figura aparecem muito juntos, quase que entrelaçados, de modo que não é possível vê-los por inteiro. Essa imagem expressa a unidade na diversidade, a comunhão na oração: “Todos permaneciam unânimes na oração com algumas mulheres, Maria, a mãe de Jesus, e seus Irmãos.” (At 1, 14).
Pedro, João e os demais Apóstolos estão ajoelhados, em oração. Todos têm um semblante sereno. Como na transfiguração, eles contemplam o poder e a ação de Deus no meio de seu povo. Embora, cada um, tenha suas características próprias, sejam provenientes de lugares e culturas diferentes, porém, no Cenáculo, comungam de um mesmo objetivo: contemplar o Espírito de Deus para anunciar em seu nome. Têm os olhos fixos na manifestação de Deus.

Maria e as duas mulheres permanecem em profundo recolhimento, com os olhos fechados, como que recordando o dia em que encontraram o túmulo vazio e receberam do Senhor a missão de comunicar aos apóstolos tal acontecimento. Conscientes da nova realidade, elas recordam de tal mistério, pela força do Espírito. Agora todos juntos abraçam a mesma causa: anunciar para todo o mundo a presença do Reino em nosso meio.

Os apóstolos têm os olhos abertos e elevados para contemplar a ação do Espírito que veio na forma de pomba. A sua presença santifica, aquece, ilumina, fortalece e unifica a Igreja e a Sociedade do Apostolado Católico para que todos possam imitar Cristo, o Apóstolo do Eterno Pai. Por isso dele sai uma grande luz que envolve todo o ambiente e solta raios luminosos como centelha da graça de Deus que irradia por toda parte. Essa força luminosa impulsiona a Igreja e faz com que nela se perpetue o milagre da Eucaristia, alimento e força para a caminhada de todos os batizados e daqueles que são convocados a trabalhar na obra do apostolado: sacerdotes, religiosos e leigos.

A imagem do cenáculo é apresentada atrás de um grande arco na forma de moldura, como se fosse uma ampla janela, amparada por duas colunas. Por esta janela é possível avistar, de longe, as pessoas envoltas por uma misteriosa luz. A janela é ampla e está aberta para que todos se sintam convidados a participar deste grande acontecimento, manifestado por Cristo, através do Espírito. O cenáculo é espaçoso e por isso tem lugar para todos. O cenáculo recorda, ainda, que só é possível testemunhar a força do ressuscitado se todos permanecerem unidos em oração e em comunhão uns com os outros.

Fonte: 
http://deuscaridade.blogspot.com.br/2010/05/explicacao-do-quadro-da-rainha-dos.html (acesso em 07 de junho de 2014)

Oração a Rainha dos Apóstolos

Rainha dos Apóstolos, sábado depois da Ascensão (ou o sábado antes de Pentecostes, se a Ascensão se celebra no domingo)


Ave, Maria, Mãe, Rainha e Mestra dos Apóstolos.Volvei vosso olhar materno para nossa União, consagrada à obra do Apostolado Católico, que vos escolheu como padroeira. Intercedei por nós,diante de vosso Filho, para que ele abençoe de tal modo nosso apostolado que, quanto antes, todos possam conhecer, amar e adorar o único Deus verdadeiro: Pai, Filho e Espírito Santo

L. Rainha dos Apóstolos, rogai ao Senhor, da messe. Aleluia. 
T. Que envie operários para a sua messe. Aleluia.


Deus todo-poderoso, que derramastes o Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos em oração com Maria, a Mãe de Jesus, concedei-nos, pela sua intercessão, dedicar-nos fielmente ao vosso serviço e proclamar a glória de vosso nome com testemunho de palavra e de vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo.

Fonte: Oração da Vigília 
Rainha dos Apóstolos (Rezamos em comunidade, Orações Palotinas, página 344.)

Exortação de Maria no Cenáculo

"No Cenáculo, os apóstolos e eu fomos reple­tos do Espírito Consolador. Mas nos prepara­mos para recebê-lo com assídua oração. Meu filho, quero ver-te rico, bem rico dos tesouros da divindade. Quisera ver-te todo transforma­do em Deus, a fim de ver-te como ministro do Evangelho mais útil aos homens e procurando mais eficazmente a glória do Pai celeste. Ama, portanto, a oração. Seja ela tua comida, tua be­bida, teu descanso."

Escrito de
 São Vicente Pallotti, para meditação do Mês de maio (Mese di maggio, 70-71)

A Rainha dos Apóstolos e a tarefa da União



Pallotti colocou a sua fundação sob a especial proteção de Maria Rainha dos Apóstolos. Ela era para Pallotti a melhor prova da existência de um apostolado dos leigos, exemplo de zelo apostólico e de caridade perfeita e a protetora celeste.
A melhor imagem é a de Maria no cenáculo no dia de pentecostes. Assim a tarefa da União é a de cooperar para que a Igreja inteira seja movida pelo Espirito de Pentecostes.

Rainha dos Apóstolos, padroeira da Família Palotina!


Festa da Rainha dos Apóstolos | Padroeira da nossa comunidade


Comemorando a Nossa Santíssima, Puríssima, Bendita e Gloriosa Senhora, Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, com todos os Santos, encomendemo-nos mutuamente à sua proteção e cantemos!

Fonte: Facebook (Pensamento Palotino)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Ordenação Presbiteral do confrade Saulo Gama, SAC


No dia 31 de maio na igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Itaperuna pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, o confrande Saulo Gama SAC recebeu sacramento de ordem em grau de presbiterado.